Em Juazeiro, MPs assinam acordo de cooperação em defesa do São Francisco

por Carlos Britto // 13 de agosto de 2024 às 09:00

Foto: Ascom MPBA/divulgação

Um acordo de resultados para cooperação permanente e continuada em Defesa da Bacia do Rio São Francisco foi assinado ontem (12), em Juazeiro, na abertura do curso de aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público da Bahia (MPBA) na Bacia Hidrográfica do São Francisco. O acordo tem como objetivo proteger e revitalizar a Bacia do São Francisco, fortalecendo a cooperação entre os MPs dos estados que compõem a bacia, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, alinhado à recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre a proteção dos recursos hídricos. Compõem a Bacia os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia Souza Marques, sublinhou a importância do evento como uma oportunidade para renovar compromissos. “Estamos em um momento de repactuar e reassumir compromissos, um reencontro na missão de preservar o São Francisco“, destacou. O PGJ reafirmou, na sua fala, o compromisso do MP baiano com a sustentabilidade, salientando que a instituição se encontra em um “momento de virada de chave” para se tornar uma promotora de políticas públicas e uma facilitadora de ações proativas e eficazes. “A sustentabilidade é um dos pilares prioritários na minha gestão“, afirmou.

O evento, que se estende até hoje (13), concentra-se na defesa e preservação do São Francisco, com discussões sobre a experiência da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bahia e as práticas adotadas nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais em prol do Velho Chico. O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, foi homenageado por sua contribuição ao Programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).

O curso – uma iniciativa conjunta da Escola Superior do Ministério Público Federal, dos MPs da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Alagoas – busca aprimorar os conhecimentos de membros e servidores do Ministério Público da União e dos Estados, capacitando-os para uma atuação integrada na fiscalização e na promoção da defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Lembro que em 91 o locutor Fernando de Oliveira da emissora rural falou que o diabo teria aparecido aí na…

  2. Quantas SAUDADES da boate trevo meus 17 anos de idade na pedia um dia principalmente o show de zeze d3e…