A classe artística de Juazeiro ganhou um alento para enfrentar o novo coronavírus (Covid-19) no município. O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do secretário de Cultura Sérgio Fernandes, artistas e autoridades do setor, sancionou nesta terça-feira (9) o Projeto ‘Arte Contra a Pandemia’. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as categorias que, por força da crise sanitária, estão impossibilitadas de exercer as suas atividades.
Idealizado pela gestão municipal, o projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e usará a arte e os talentos locais para conscientizar a população sobre medidas preventivas ao contágio pelo novo coronavírus.
“Juazeiro é uma cidade que tem uma veia cultural muito forte e a administração pública precisa criar estratégias que revelem e facilitem o trabalho dos nossos artistas”, ressaltou o prefeito.
Marcos Velasc, presidente do Conselho de Cultura do Município, reconheceu a importância da iniciativa. Para ele, “o setor de cultura foi um dos mais impactados pela pandemia. Os artistas da música e das artes cênicas, para citar alguns segmentos, tiveram suas atividades abruptamente interrompidas e o projeto chega em boa hora para amenizar os problemas da classe. É um grande passo“.
Já o assessor especial da Prefeitura de Juazeiro, Samuel Moraes, destaca que o projeto “é uma forma criativa que o Governo Paulo Bomfim, em conjunto com a Câmara de Vereadores, aprovou e tornou viável para que diversas categorias, parceiras na realização de eventos como o Festival Edésio Santos da Canção, Festival de Teatro Wellington Monteclaro e São João nas Comunidades, possam ser contempladas, além de possibilitar abrir novos caminhos para a classe“.
Seculte
A realização do projeto será de responsabilidade da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), e passa a valer tão logo seja publicado no Diário Oficial do Município. Titular da pasta da cultura, Sérgio Fernandes avalia o projeto como “mais uma ação do prefeito Paulo Bomfim, dentro das políticas públicas de governo, que busca dialogar e atender a todos os segmentos da nossa sociedade”.