Uma força-tarefa montada pela Prefeitura de Juazeiro (BA) envolvendo várias secretarias saiu às ruas da cidade nas primeiras horas desta sexta-feira (18) por conta das fortes chuvas desta madrugada. Com um volume acumulado de 122 mm, diversas regiões foram afetadas por alagamentos e obstruções de vias, exigindo ações emergenciais por parte das secretarias municipais.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) está atuando na desobstrução de vias, canais e galerias para facilitar o tráfego e evitar maiores prejuízos à população. Já o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) trabalha na desobstrução de esgotos e na recomposição do sistema de abastecimento de água, que apresentou problemas nas captações do Residencial Doutor Humberto e também no Bairro Piranga, para garantir o fornecimento de água à cidade.
A Defesa Civil segue monitorando as ocorrências e acionando as secretarias responsáveis para dar suporte às áreas afetadas e evitar que os danos se agravem. “Estamos acompanhando de perto a situação e mobilizando todas as nossas equipes para minimizar os impactos da chuva. As ações de reparo estão sendo realizadas o mais rápido possível, pois o nosso objetivo é garantir a segurança do nosso povo e minimizar os problemas“, afirmou a prefeita Suzana Ramos.
O coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, reforçou a importância do monitoramento constante e da cooperação da população: “Nosso objetivo é garantir a segurança dos moradores e restabelecer o mais breve possível as condições normais da cidade. A população pode contar com o apoio da Defesa Civil e das equipes da Prefeitura, que estão prontas para atender qualquer emergência, através do número (74) 9 8836-8272“.
Descarte irregular e colaboração da população
A gestão municipal ressalta que o descarte inadequado do lixo é um dos principais fatores que causam o entupimento de bueiros. Além disso, provoca a redução da vazão das galerias de águas pluviais. Para minimizar os danos decorrentes das chuvas, a prefeitura já vinha realizando obras de drenagem, limpeza de galerias e riachos urbanos, coleta do lixo e outros serviços essenciais para evitar transtornos. Mas, para essas ações surtirem efeito, é fundamental a colaboração das pessoas, não descartando lixo em locais inadequados.