Uma sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), na noite de ontem (13), marcou a abertura da 11ª Caminhada pela Paz. O evento contou com a presença do Bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, além de padres, religiosas, representantes de pastorais e autoridades civis. Iniciada às 18h, a sessão tratou da questão da paz na região e do tema da caminhada deste ano, que abordará a defesa do Rio São Francisco.
Em seu pronunciamento, Dom Beto Breis ressaltou junto aos representantes do Legislativo Municipal a necessidade de se cuidar da criação como um ato de defesa da pessoa humana e de reverência para com o Criador. “Nesse ano queremos recordar a urgência de defender o Velho Chico. O rio está hoje como os pobres morrendo nos corredores dos hospitais, sem o cuidado devido. Depredar a criação é ultrajar a obra de arte do maior de todos os artistas que é o Criador”, disse o religioso.
Dom Beto também aproveitou a fala para defender um projeto de lei apresentado pelo Movimento Pupular de Cidadania (MPC), ligado à Diocese, que visa à revitalização dos riachos de Juazeiro, que atualmente têm sido transformados em esgotos. “É uma forma concreta de defendermos o Velho Chico e a qualidade de vida da população. Os riachos ao invés de canais de vida, estão sendo viveiros de doenças e muriçocas“.
O idealizador da Caminhada pela Paz, missionário Padre José Filipe Pulpahyil, trouxe um pouco do histórico do evento. “A Caminhada pela Paz começou como uma iniciativa da Paróquia do Cosminho, que é a menor da Diocese. Apenas três comunidades. Sempre tínhamos esse esforço de levar a oração, a paz para as famílias. Mas sentíamos que esse esforço tinha que chegar a mais pessoas. Não só encher a avenida, mas envolver a comunidade na busca pela paz”. A sessão solene aprovada pela Câmara de Vereadores de Juazeiro foi uma solicitação da vereadora Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa (PMDB).
Evento
Com o tema “Vou fazer correr a paz como um rio”, a 11ª edição da Caminhada pela Paz acontecerá no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 17h, saindo do Parque Lagoa de Calú até a Orla de Juazeiro, encerrando com a missa presidida por Dom Beto.
A caminhada será animada pelo cantor Zé Vicente, conhecido da música popular católica, através de canções como “Olha a glória de Deus brilhando”, “É bonita demais” e “O Deus que me criou”. Estão sendo convocadas diversas caravanas das paróquias e comunidades da Diocese de Juazeiro, já que o momento será um ato simbólico em defesa da paz e do rio São Francisco. (foto/divulgação)