Em Lagoa Grande (PE), o candidato a prefeito pela oposição, Robson Amorim (PSB), vai concorrer ao pleito municipal deste domingo (07) “sub judice”. A decisão foi do juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que concedeu liminar suspendendo decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o qual havia deferido a candidatura do socialista.
O Blog entrou em contato com a assessoria jurídica de Robson, que explicou que a decisão não interferirá no fato do candidato disputar as eleições de domingo. A mesma situação acontece, segundo a assessoria, em Petrolina – onde o atual prefeito e candidato à reeleição, Júlio Lóssio (PMDB), também vai para a disputa sub judice.
Apesar de o STF ser a última instância, a decisão sobre o futuro de Robson ainda deverá ser analisada pelos demais ministros, e também pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (STE).
Se essa análise ocorrer somente depois das eleições – o que é bem provável -, e se Robson sair vencedor nas urnas no domingo, uma nova eleição no município deverá ser marcada, como aconteceu em 2009.
No pleito de 2008, o então candidato a prefeito Jorge Garziera disputou contra o mesmo Robson (que tentava a reeleição), mesmo com pendências perante à Justiça Eleitoral. Venceu, porém não levou, e uma nova eleição teve de ser realizada no município, no início do ano seguinte. No lugar de Jorge, a esposa dele, Rose Garziera (PR), foi para a disputa e derrotou o socialista.