A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina enviou nota de esclarecimento ao Blog na qual afirma que recebeu, com surpresa, a decisão da justiça em suspender a eleição para presidência do Sindicato, que deveria ter acontecido nesta segunda-feira (3).
Acompanhem:
A Comissão Eleitoral Sindical, no uso de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social, vem a público esclarecer aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como ao público em geral, que recebeu com surpresa a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, através da qual a eleição sindical convocada para o dia 03 de junho de 2013 foi suspensa a pedido do encabeçador da Chapa 01 – Sr. José Tenório dos Santos – sob a argumentação de que “o processo eleitoral apresenta irregularidades que podem macular o seu resultado, previsão de urnas itinerantes e locais de votação com períodos de sufrágios diferenciados e em confronto com disposição estatutária”.
Em respeitável despacho, o Exmo. Sr. Dr. Juiz Fábio André de Farias, Desembargador Plantonista, resolveu acatar o pedido sob a seguinte argumentação: “No caso concreto, compreendo que o pedido liminar formulado no presente Mandado de Segurança comporta medida de urgência a caracterizar a necessidade de utilização do regime de plantão judiciário. Há risco de perecimento do direito alegado pelo autor, haja vista que a eventual existência de vício no processo eleitoral somente admitiria a correspondente anulação após o trânsito em julgado do processo principal, o que, em razão da dinâmica processual vigente, não ocorreria em um curto espaço de tempo. Entendo que a regular representatividade sindical dos Trabalhadores Rurais de Petrolina deve ser resguardada”.
Desta forma, não resta alternativa a esta Comissão Eleitoral senão acatar a referida decisão judicial, aguardar o julgamento do mérito e imediatamente notificar as chapas concorrentes.
Esclarecemos ainda que esta Comissão Eleitoral vem trabalhando incansavelmente para garantir a lisura do processo eleitoral, tomando todas as medidas cabíveis, atendendo aos dispositivos estatutários e em diálogo com todas as chapas concorrentes, bem como em diversas reuniões com a diretoria atual, que inclusive participou de todas as decisões no tocante ao dia da realização da eleição, a quantidade de urnas e os seus respectivos locais de votação.
Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR)/Petrolina
pelo que vi, tenorio foi ajudado ja tinha gente votando, por que nao anularam na sexta feira e sim no dia da eleiçao, tenho duvida por que nao vi os militantes das outras chapas no sabado , domingo e segunda pela manha sera que eles ja sabia do resultado.
Existem burburinhos de que houve também descontos acima do permitido para pagamento das carteirinhas por parte da Chapa de Chicou. Tenório ameaça mais denúncias.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos.