Em contato com o Blog, o Conselho Administrativo do Distrito Nilo Coelho decidiu responder às críticas sobre a situação de algumas estradas de acesso às agrovilas de perímetros irrigados em Petrolina.
Confiram:
Senhores usuários do DINC,
Nos últimos meses temos recebido muitas demandas de produtores para atuarmos na recuperação de trechos de estradas asfaltadas dentro do Perímetro que ficaram bastante estragadas a partir das chuvas do fim do ano passado. O DINC entende a necessidade de termos vias de escoamento e trânsito adequadas e em condições qualitativas aceitáveis, mas está seguro de que essa responsabilidade não cabe aos usuários.
Por esta razão, e por saber que estas estradas são pertencentes à malha viária do estado, em 24/02/14 realizou uma reunião na sede da empresa no C1, da qual foram convidados e participaram representantes da 3ª SR da Codevasf, quatro vereadores representantes da área irrigada, três deputados estaduais de nossa região, representantes da Prefeitura de Petrolina e membros do Conselho de Administração do DINC, além daqueles que, apesar do convite, não puderam se fazer presentes: o Gerente do DER e dos Deputados Federais representantes de nossa região.
Inicialmente, todos os serviços públicos dentro do Perímetro, erradamente, seriam de obrigação dos usuários. Gradativamente a consciência de que isto não seria viável foi tomando corpo e cada obrigação foi sendo assumida pelos respectivos responsáveis públicos de cada esfera político-administrativa, municipal, estadual e federal.
Com exceção de uma operação tapa-buracos simples que o Conselho ousou, transitoriamente, em executar parte dele, já que se dispunha de um pouco de material em estoque, foi previsto para ocorrer em abril deste ano. Tudo o mais os respectivos responsáveis terão que executar.
A reunião teve o objetivo de mostrar para os participantes as condições das estradas asfaltadas do perímetro e deixar claro que os usuários do DINC não irão assumir as despesas para sua manutenção. A partir do momento toma ciência de que estas vias, por serem públicas, devem pelo Poder Público serem mantidas, até porque já pagam por sua manutenção através dos impostos. Dessa reunião se produziu uma carta que foi assinada por todos os presentes e encaminhada ao Governador do Estado, contendo as considerações acima com a solicitação veemente de soluções urgentes.
Enfatizamos, por fim, que o papel social de exigir e cobrar o devido atendimento e a qualidade dos serviços públicos cabe a cada um de nós como cidadãos, e que esta cobrança deve ser direcionada aos órgãos competentes para tal.
Por fim, assim devemos refletir que, se o DINC dispusesse de recursos financeiros próprios suficientes, mesmo assim não poderia utilizá-los para este fim, porque um grupo de usuários não beneficiados por esta estrada poderia responsabilizar os membros do CA e exigir o ressarcimento do dinheiro gasto fora do interesse deles. Seria considerado abuso de poder dos conselheiros e estes teriam que responder por esse ato.
Atenciosamente,
Conselho de Administração/Distrito Nilo Coelho (DINC)
Enfim. Cade o FBC. Na campanha do FBCF fez e defez calço com pixe todo PSNC. Ou estou mau informado? Que vai fazer o servico?
O velho migué.
Estes politicos na hora de pedir votos aos produtores so falta dar o fundo aos produtores rurais mas na hora que precisamos deles viram nos as costas, alias temos direito de ter estradas bem conservadas eu não concordo com O DINC, assumir este problema não por que nós produtores ja somos penalizados com altos impostos pra pagar salarios desse bando de bandido.