Em nota enviada a este Blog por meio da assessoria, A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) afirma que vem monitorando a situação do Reservatório de Sobradinho (BA) para manter o armazenamento de água até a chegada do período chuvoso na região, que se inicia em novembro. O objetivo, segundo a Chesf, “é garantir o uso múltiplo da água como abastecimento humano e produção de alimentos”.
Para isso, a Companhia frisa que está em estudo uma redução de vazão – água liberada pelo reservatório para o curso do Rio São Francisco – dos atuais 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s. A avaliação técnica foi iniciada pela Chesf e, somente após a autorização do Ibama e da Agência Nacional de Águas (ANA), a redução da vazão poderá ser efetivada.
O Reservatório de Sobradinho está, atualmente, com 16,8% de sua capacidade de armazenamento. A Chesf ressalta ainda que não é prioridade do setor elétrico gerar energia nas usinas instaladas no Rio São Francisco neste momento, tendo em vista o quadro de escassez de água na região pelo quarto ano seguido. “O setor elétrico tem outras fontes de energia para o atendimento ao consumo. A empresa destaca a importância do Reservatório de Sobradinho, que tem mantido a reserva de água necessária para usos múltiplos”, destaca a nota. (foto/reprodução)