Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Salgueiro (PE), no Sertão do São Francisco, fez questão de tranquilizar a população acerca da apreensão de carne clandestina de jumentos, realizada na última terça-feira (8) pela Polícia Militar e órgãos de fiscalização da cidade. O fato culminou com a prisão de três pessoas.
Confiram a nota, na íntegra:
A Prefeitura de Salgueiro vem esclarecer sobre as notícias publicadas, recentemente, referentes à carne apreendida em abate clandestino.
Informamos que:
1 – A apreensão resultou de uma ação conjunta da Polícia Militar com os órgãos de fiscalização, no cumprimento de suas funções.
2 – A carne em questão não foi apreendida dentro do mercado público, mas em local de abate clandestino.
3 – A população deve ficar tranquila, uma vez que a carne fresca comercializada em Salgueiro é proveniente do matadouro público, onde passa por uma rigorosa inspeção feita por profissionais especializados e, só depois, é liberada para o consumo.
4- Mesmo contando com procedimentos rigorosos de segurança sanitária, conforme esclarecido nos itens anteriores, a Prefeitura, por meio das Secretarias responsáveis e de mecanismos internos de fiscalização, já tomou providências no sentido de fortalecer a inspeção e de instaurar processo de apuração e consequente responsabilização.
5 – Essa infração não é uma prática característica dos marchantes do município e a categoria não deve ser penalizada pela opinião pública.
Aproveitamos para sensibilizar a todos sobre a importância de denunciar tais atos, caso venham a ocorrer novamente, e de verificar o carimbo de inspeção no ato da compra da carne.
Prefeitura de Salgueiro/Assessoria de Comunicação