Em nota, Secretaria de Saúde de Petrolina explica que vacina contra H1N1 não faz parte do calendário básico

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2013 às 11:49

secretaria saude petrolina_532x355Numa nota enviada à imprensa, a Secretaria de Saúde de Petrolina esclareceu que a vacina contra a Gripe A H1N1 (Influenza) não estava disponível nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), conforme divulgado por este Blog no último sábado (24),porque a mesma não faz parte do calendário básico de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A vacina é disponibilizada para uma população restrita, através de campanhas anuais, e protege contra os vírus causadores da influenza pelo período de um ano, ou seja, até a próxima campanha”, ressalta a nota.

“A campanha foi realizada no mês de abril e prorrogada até o mês de julho, imunizando mais de 30 mil pessoas que se enquadram no grupo de risco, estabelecido pelo Ministério da Saúde, que remete ao município o quantitativo de doses para estes grupos prioritários. O grupo de risco é composto por crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas, indígenas, profissionais de saúde e pessoas privadas de liberdade, conforme critérios estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde”, encerra a nota.

Em nota, Secretaria de Saúde de Petrolina explica que vacina contra H1N1 não faz parte do calendário básico

  1. Tadeu Plinio disse:

    Infelizmente as justificativas escritas não resolve a falha cometida pela Secsau. vejo q vacinas deve ser continua em especial com a incidência da H1N1 nas duas cidades.

    1. Cidadão disse:

      Vejo que é difícil para explicar para a população o que é óbvio. O período para a vacinação contra a gripe já passou. As vacinas são para o grupo de risco porque elas são caras e dessa forma os gestores tem que fazer escolhas. Quem não for de um grupo de risco atendido tem que ir a um laboratório privado e pagar. Eu paguei, custava 55 reais à vista em abril, depois subiu. Leva umas 2 semanas para se adquirir a imunidade, então, como já está no fim do inverno não adianta mais se vacinar agora. Esses casos não caracterizam uma epidemia. Muita gente tem esse vírus e se cura naturalmente. Então relaxe e não fique botando a culpa nas autoridades. Infelizmente, o povo nem sempre tem razão, porque muitas vezes o povo é ignorante.

      1. Não sei de nada disse:

        Meu caro, me explica só uma coisa. Lá na nota fala de “privados de liberdade” Interessante não é? A escolha dos “gestores” parecem, digamos, tão burras. Por que não vacinar quem paga impostos e não comete crimes ao invés de dar preferência aos criminosos? Pode tentar, mas não vai explicar.

        1. Cidadão disse:

          Fique na cadeia e veja se você não adoece mais. Quais os locais em que o índice de tuberculose e HIV+ é maior? É fato que se você ficar em um ambiente confinado, você adoece mais. Por isso que eles vacinam quem está na prisão. A não ser que você seja favorável a pena de morte.

  2. Edson disse:

    A vacina contra a gripe não foi única a faltar, no posto do José e Maria tínhamos que esperar uma pessoa trazer as vacinas e quando chegava era em pequenas quantidades, no momento em que fui vacinar minha filha, segundo a atendente, estava em falta uma das vacinas porque tinha chegado apenas dez doses, e não havia a agulhas ou seringas para outra e fomos aconselhados a procurar outro posto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários