A assessoria do vereador de Juazeiro, Tiano Félix (PT), divulgou uma nota de repúdio na qual critica a falta de comunicação sobre um evento promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ontem (29) na cidade. O encontro deveria ouvir a população sobre a desativação do trecho da ferrovia entre Juazeiro e Senhor do Bonfim, mas de acordo com a nota, os interessados no assunto não teriam sido devidamente convidados.
Acompanhem:
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou ontem (29), em Juazeiro, uma “reunião participativa” na qual deveria ouvir a população de nosso município e região sobre a desativação do trecho da ferrovia entre Juazeiro e Senhor do Bonfim, que acontecerá em julho desse ano.
No entanto, para nossa surpresa, o vereador Tiano Felix (PT) era a única representação de Juazeiro presente nesse ato, em que foram levantados temas de interesse de nossa cidade sobre o uso do transporte ferroviário, como a implantação de trens de passageiros e/ou turismo e utilização em projetos de mobilidade urbana.
Procuramos os representantes da ANTT para questionar como foi realizada a mobilização para esse ato e os mesmos nos responderam que haviam enviado apenas e-mails para as autoridades do município no dia 27, ou seja, três dias antes do evento. Será que o uso de e-mails é suficiente para mobilizar a população de uma cidade? A imprensa, provavelmente, não recebeu sequer um release da ANTT e, com isso, a população juazeirense ficou excluída do processo de opinar sobre a desativação da linha de ferro.
Diante disso, avaliamos que o evento não pode ser considerado como “participativo” e não tem legitimidade para representar os interesses da população local. Com isso, o vereador Tiano Félix estará encaminhando documentação aos órgãos competentes, solicitando que a referida audiência não seja utilizada na tomada de decisões da ANTT e que nova reunião participativa seja marcada em Juazeiro para que nossa população possa opinar sobre os destinos da malha ferroviária Juazeiro – Senhor do Bonfim.
Vereador Tiano Felix/Ascom