Em nota enviada ao Blog, a diretoria da Viva Petrolina lamentou a decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrolina (Sinttrop) deflagrar uma greve de funcionários da empresa.
A diretoria reconhece o direito legítimo à greve, mas ressalta que esse não era o caso porque sempre se colocou aberta ao diálogo. A Viva Petrolina também disse achar “estranho” que um dos motivos alegados pelo Sindicato para a paralisação dos funcionários tenha sido o não recolhimento do FGTS, uma vez que todas as informações fiscais da empresa estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal.
Confiram:
Na madrugada de hoje, 28 de janeiro de 2014, fomos, assim como toda a sociedade petrolinense, surpreendidos pela ação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrolina (Sinttrop), que impediu, esvaziando pneus e subtraindo as chaves de ignição, a saída dos ônibus de nossa garagem em direção aos bairros.
Entendemos que o direito à greve é legítimo, mas tal medida somente deve ser utilizada quando estiverem esgotadas todas as possibilidades de resolução pelo diálogo. Na verdade, respondemos a todos os questionamentos e reivindicações da classe obreira, através do seu sindicato representativo, formalizando tais documentos, que ainda pendem de resposta por parte do Sinttrop, razão pela qual fomos surpreendidos com o movimento paredista deflagrado hoje, posto que não foram atendidos os requisitos legais, notadamente por se tratar de um serviço essencial à coletividade.
Sempre estivemos abertos ao diálogo, seja com os colaboradores, seja com o seu sindicato representativo. Sempre comparecemos às reuniões quando fomos convocados. Respondemos a todos as correspondências. Pactuamos da ideia que a greve é a medida extrema, adotada quando impossível qualquer possibilidade de negociação, o que não é caso, pois sempre nos colocamos à disposição para solucionarmos as questões que envolvem a relação de emprego.
Ao invés de abrir todos os canais de diálogo e negociação, numa ação que a própria Justiça entendeu como abusiva, o Sindicato dos Trabalhadores decidiu, sem observar as exigências legais, pela deflagração de uma greve que, além de não contribuir com a solução de qualquer dos problemas apontados, causou prejuízos à população, à empresa e aos próprios trabalhadores.
Lamentamos os atos de vandalismo concretizados hoje, quando tivemos os pneus dos nossos veículos furados, causando-nos prejuízo material e imaterial.
Por outro lado, nos causa estranheza que o mesmo Sindicato coloque, entre as justificativas da paralisação, o não recolhimento do FGTS. Isso porque as informações sobre a Regularidade Fiscal da Viva Petrolina estão disponíveis na internet, no site da Caixa Econômica Federal. Estranho.
Então, para que parar a Viva Petrolina? A quem interessa?
Lamentamos profundamente os transtornos causados pela conduta do Sinttrop. A Justiça, que já decidiu pela abusividade da greve, determinou a normalização imediata dos serviços. Entendemos que hoje, como sempre, é fundamental que situações como essa sejam conduzidas com transparência, respeito e ética. Finalizamos registrando que continuamos abertos ao diálogo, a fim de evitar transtornos à população de Petrolina, maior prejudicada pelos atos intempestivos e prematuros realizados nesta data.
Viva Petrolina Transportes Ltda/A Diretoria
“Finalizamos registrando que continuamos abertos ao diálogo, a fim de evitar transtornos à população de Petrolina, maior prejudicada pelos atos intempestivos e prematuros realizados nesta data”. É de dar nojo ler uma coisa dessas – “transtornos maiores passam nós usuários desses de ônibus, tenho certeza que a população hj entendeu os motivos para essa greve e esperava do prefeito uma ação que todos estamos esperando que é a rescisão do contrato com essa empresa, e deixar a JOALINA no lugar definitivamente, que é uma empresa que tem mais de 50 anos, todos conhecem o dono, e na data de hoje cobriu brilhantemente a falta desses Lixos da viva. PREFEITO A POPULAÇÃO ESTA CANSADA, FAÇA VALER OS VOTOS QUE VC TEVE
“Lamentamos profundamente os transtornos causados pela conduta do Sinttrop”?
Poderia lamentar todo o transtorno que vocês da diretoria fazem toda a população receber um lixo de serviço da sua empresa, uma falta total de respeito à todos que pagam passagem cara e tem de esperar um ônibus lotado por 40 minutos a uma hora.
Os hotéis estão comunicando aos turistas que os policiais militares e bombeiros estão em greve. Ao mesmo tempo, pedem para que evitem carregar com eles documentos importantes e dinheiro além do necessário. Jóias e pertences devem ficar no cofre do hotel. Os turistas também são orientados a permancer nas proximidades do hotel, onde os seguranças podem acompanhar à distância.
pura hipocrisia desse cara de pau,que se diz lamentar a greve,é isso ai pessoal lutem pelos direitos de vocês,não deixe que essa seja a quarta empresa a dar calote nos funcionário chega tá na hora de dar um basta nisso,perdemos da transnova,vale do sol e menina morena agora vem a tal da viva querendo fazer a mesma coisa,lamento porque a população sofre mas acredito que vão entender,os funcionários não podem trabalhar sem receber o salário afinal de conta são todos pai de famílias,lutem,lutem,lutem.
Pura cara de pau!!!!!Quando chegarão em Petrolina prometerão tudo.. e não cumprirão nada. Os funcionários estão certos em fazer a greve,fomos muito bem atendidos ontem pela Joalina,.Cade o senhor prefeito que ia a imprensa falar bem dessa empresa????Será que o salario dele está atrasado?????
Infelizmente temos que conviver com uma prefeitura omissa e sem compromisso com a população, e uma empresa absurdamente despreparada para atender os Petrolinenses,
Minha solidariedade aos funcionários, que de fato estão trabalhando de graça. Vocês estão abertos ao diálogo? Só quando acontece algo assim, pelo visto.