Menos dias de festejos e mais segurança nas ruas. É desta forma que a Secretaria de Defesa Social (SDS) apresentou o esquema da Operação São João, que compreende o reforço da segurança nos municípios onde haverá polos oficiais juninos. Segundo a autarquia de segurança do Estado, mesmo com a diminuição em mais de 2 mil lançamentos de efetivo de policiais militares e civis, bombeiros e peritos do Instituto de Criminalística (IC), este ano, em comparação ao ano passado, houve o aumento na média diária de soldados nas ruas.
Serão 932 homens dispostos diariamente em todo o Estado, 100 a mais do que em 2015, o que culminará na soma das vezes de cada irá trabalha durante os festejos, sendo 24.234 lançamentos no total. Em 2015 foram 26.604.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, elencou três fatores para as modificações. “Montamos este ano um grupo de trabalho que uniu as polícias, o MPPE e as prefeituras. Vinte e nove municípios em todo o Estado cancelaram os festivos e cidades tradicionais como Caruaru e Gravatá, diminuíram os dias de festa devido a crise financeira. Além disso, atrações que atrai pouco público foram contratadas. Analisando toda essa conjuntura planejamos diminuir o número total de lançamentos, mas aumentado o efetivo disposto diariamente para trabalhar nas ruas”, explicou Carvalho.
O gestor, juntamente com os chefes de cada corporação, apresentou os detalhes de como será o trabalho feito durante o São João. Só a PM fará 19.664 lançamentos, seguido da Polícia Civil, com 2.696; Corpo de Bombeiros, que terá 1.853 lançamentos; e por último a Polícia Científica, com 21.
Para monitorar os festejos, 100 câmeras do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) estão distribuídas em quatro polos: Recife Antigo (18) e Sítio da Trindade (2), no Recife; Caruaru (40) e Petrolina (40). Dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) estarão à disposição para atendimento policial, além de transporte e resgate para ocorrência de emergência.