Integrantes do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e do Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) participaram ontem (12) de uma capacitação no auditório do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, no Parque Municipal Josepha Coelho. A formação teve como foco o respeito aos direitos humanos ao que concerne à população LGBTQIA+, uma vez que foi observado que os casos de violência contra essa faixa de público são recorrentes. Esse tipo de crime se refere a todo e qualquer intolerância e aversão as pessoas que não são heterossexuais.
A atividade foi conduzida pela Gerência da Política LGBTQIA+ de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES), e pela Secretaria Executiva de Prevenção à Violência. Durante a capacitação, foi abordada a importância de garantir permanentemente a sensibilização dos agentes de segurança pública para que seja feito um atendimento humanizado.
A ação forma, continuamente, gestores, operadores de direito e agentes sociais na área de segurança pública, com ênfase em cor, raça, etnia, diversidade sexual, identificação de gênero e direitos humanos. Cerca de 70 pessoas participaram do evento.