O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) recebeu a visita técnica, na última quarta-feira (14), da cônsul-geral da Argentina em Pernambuco, Julieta Grande. Parte da cooperação técnica, acadêmica e comercial que está sendo construída entre o Governo de Pernambuco e a Província de Mendoza, importante destino turístico argentino, a visita foi coordenada pela secretária executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar.
Participaram também o consultor da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Zacarias Ribeiro, representantes de várias empresas exportadoras de uva e manga e da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco-Adepe (Yanne Moreira, Virgínia Fialho, Elen Gomes e Pedro Neves).
Durante a primeira visita ao Interior de Pernambuco, Julieta Grande recebeu informações acerca de alguns potenciais produtivos, a exemplo do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, e pôde conferir números atualizados do desenvolvimento dos setores de exportação, logístico, técnico, turístico e acadêmico do Vale do São Francisco.
Bastante entusiasmada com a troca de conhecimentos e construção de conexões nas áreas de vitivinicultura e fruticultura, a cônsul-geral da Argentina em Pernambuco revelou que quase toda uva de mesa e manga consumida na Argentina vem do Brasil, e a intenção é ampliar mais ainda as importações das frutas de Petrolina e região, além da aquisição de produtos da Caatinga como geleias, mel e hidromel. “A primeira resposta concreta deste nosso convênio é a articulação de uma visita da comitiva de Pernambuco à Mendoza, até o final desse ano, e uma de Mendoza à Pernambuco, em janeiro de 2025”, ressaltou.
Leque de possibilidades
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, o anúncio da parceria vai abrir um leque de muitas possibilidades para a região. “Começamos com o aumento das exportações das nossas frutas, passando pelo compartilhamento da experiência vitivinícola e de turismo, até a criação de uma possível linha direta de voo para Mendoza, além do Intercâmbio técnico para capacitação vitivinícola e de irrigação entre universidades”, comemorou Lira.
Parece que essa visita pode aumentar a produção e a exportação. Viva o progresso!