Pela primeira vez em Petrolina – a exemplo de Rogério Marinho, titular do Ministério de Desenvolvimento Regional, que esteve na cidade na última segunda-feira (22) –, o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) assinou nesta quinta-feira (25), juntamente com o prefeito Miguel Coelho, um documento para convênio de R$ 34 milhões destinados à requalificação e ampliação do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. O equipamento foi inaugurado em 1995 e, desde então, nunca havia passado por reforma.
Com os recursos, o centro de convenções ganhará também um teatro municipal – antigo compromisso do senador Fernando Bezerra Coelho com a cultura da cidade, à época em que era prefeito e inaugurou o espaço. A expectativa é de que a licitação das obras seja iniciada até dezembro, após a elaboração dos projetos executivos do empreendimento.
A proposta da prefeitura prevê a reforma do pavilhão, auditórios e área de estacionamento do centro de convenções. Também será revitalizado o memorial Nilo Coelho, que atualmente está desativado. A grande novidade será a transformação de um dos auditórios do local no teatro público, com capacidade superior a 750 pessoas.
O prefeito Miguel Coelho comemorou a liberação dos recursos para a obra, que, segundo ele, é estratégica ao turismo e à cultura da cidade. “Esse convênio é para a reforma, mas também para um teatro. Com isso, a gente realiza um grande sonho dos petrolinenses de ter um teatro público para valorizar os artistas da região e fortalecer o turismo“, avaliou.
Visitas
O ministro visitou também o Bodódromo, que passou por revitalização, e a orla de Petrolina. Marcelo Álvaro destacou os investimentos do Governo Federal para incentivar o turismo no Vale do São Francisco. “Fiquei impressionado com o potencial do turismo e da economia de Petrolina. Fizemos investimentos na reforma do Bodódromo e agora liberamos esse recurso para o Centro de Convenções. Isso mostra o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento turístico do Nordeste“, disse em entrevista o ministro.
Articulador direto para a conquista dos recursos, o senador Fernando Bezerra Coelho comentou a importância do empreendimento para a cidade. “Tive a alegria de ter construído, na época que era prefeito, mas ficou abandonado. Agora, no ano do centenário do senador Nilo Coelho, será reformado e ampliado o Centro de Convenções. Além disso, será feito esse belíssimo teatro, resgatando um dos compromissos com a cultura sertaneja“, descreveu FBC.
É estratégica como, se lá só tem secretaria do governo?
34 milhões dá pra fazer mas 2 Centro de convenções….kkkk parece piada com o Dinheiro Público.