O juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Petrolina, George Sidney Neiva Coelho, divulgou ontem (7) a sentença da ação movida por Maria Joelma, que encabeçou a Chapa 2 da eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), ocorrida em novembro do ano passado. A ação contestava a decisão da comissão eleitoral, que cancelou urnas já computadas e que constavam em ata. Na decisão, Neiva Coelho considerou Maria Joelma a grande vencedora do pleito, após determinar a contabilização dos votos referentes às urnas 9, 17 e 23.
Além disso, para assegurar a continuidade das atividades sindicais, o juiz solicitou ainda, independente do trânsito em julgado, que a comissão eleitoral declare, em até cinco dias, o vencedor das eleições para que os procedimentos da posse dos eleitos sejam realizados.
Com o retorno dos votos que estavam nas urnas canceladas pela Comissão Eleitoral, a Chapa 2, encabeçada por Maria Joelma foi eleita com 1.544 votos e deve comandar o STTAR durante o quadriênio 2022-2025.
Com as impugnações, a eleição havia sido decidida por apenas 10 votos de diferença em prol da Chapa 1, encabeça pela atual presidente Lucilene Lima – a ‘Leninha’. Agora, com a sentença judicial que derrubou as impugnações, a Chapa 1 contabiliza 1.414 votos, enquanto a Chapa 2 fica com 1.544 votos. A diferença total foi de 130 votos entre as duas. No entanto, a Chapa 1 deverá recorrer da decisão.