Dentro das ações do Programa ‘Juntos pela Segurança’, a secretária de Defesa Social, em exercício, Dominique de Castro Oliveira, reuniu-se com representantes da Segurança Pública do Ceará para traçar estratégias e executar ações integradas de combate à criminalidade na divisa entre os Estados. O encontro aconteceu nesta terça-feira (8), na cidade de Salgueiro (PE), no Sertão Central. A parceria entre os dois entes federativos é inédita e busca fortalecer a segurança pública regional, proporcionando mais tranquilidade para a população dessas regiões.
O encontro foi coordenado conjuntamente com o secretário Executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Sérgio Pereira dos Santos. Também estiveram presentes agentes de Segurança das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros de ambos os estados, bem como representantes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).
Dominique destacou a importância da integração das Forças de Segurança com os Estados que fazem divisa com Pernambuco, conforme previsto no Juntos pela Segurança, no sentido de compartilhar informações e planejar ações operacionais conjuntas. “Os Estados devem se impor como as únicas forças legítimas no exercício da segurança e do controle territorial, por isso este é um momento simbólico, quando Pernambuco e Ceará se unem no mesmo propósito: combater de forma efetiva a criminalidade organizada“, declarou a secretária, destacando as reuniões e operações ostensivas que foram realizadas, neste ano, de forma exitosa pela SDS, em parceria com os estados da Bahia e da Paraíba.
O enfrentamento aos desafios comuns e o fortalecimento da segurança, em ambas as divisas, também foi pontuado pelo secretário do Ceará, Sérgio Pereira dos Santos. “Através de ações integradas e de uma colaboração efetiva, vamos executar uma ampla operação na divisa, para que o trabalho de um Estado possa render frutos para o Estado vizinho, com objetivo de trazer proteção e tranquilidade para toda a população da região“, afirmou.