Em Salgueiro (PE), prefeito Marcones Sá é acusado de “nepotismo cruzado”

por Carlos Britto // 02 de janeiro de 2013 às 08:20

Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, o prefeito Marcones Libório de Sá (PSB), que tomou posse ontem (1º) para o segundo mandato, está sendo acusado de prática de “nepotismo cruzado”. A denúncia é do jornalista Machado Freire, do Jornal Tribuna do Sertão.

Nepotismo cruzado caracteriza-se quando uma autoridade emprega um parente num espaço de poder chefiado pelo vizinho.

Abaixo, segue o texto na íntegra enviado por Machado:

No poder há doze anos consecutivos, o prefeito reeleito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB) subestimou a inteligência dos seus conterrâneos -em particular da classe médica (a que pertence) – ao anunciar o nome de uma técnica em contabilidade para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a nova secretária Vanda Freitas de Lima é sogra de uma filha do prefeito, além de ter uma relação de parentesco com o vereador Ednaldo Barros (PTB).

Outro fato que chama a atenção e que deverá ser explorado pela oposição é o caso do prefeito não ter divulgado, como é de praxe, o currículo dos seus futuros auxiliares diretos. Ao anunciar o secretariado, que conta com a filha (Paava Carvalho para Cultura e Esportes) do vereador eleito Hercílio Carvalho (PT) e de um primo legítimo Marcelo Sá (para o Planejamento), o chefe do Poder Executivo fez questão de frisar que a transparência é uma das principais exigências na sua administração. Para a oposição, Marcones Sá voltou a colocar o “deboche” como o forte do seu discurso.

Em nenhum momento de sua fala Marcones Libório de Sá se reportou ao tema Saúde, que foi um dos mais criticados pela oposição na última campanha, tendo como detalhe o fato de Salgueiro ser o único município do Sertão Central, cuja prefeitura não conta com nenhuma ambulância. A situação é tão crítica que no início do mês de dezembro um irmão do prefeito teve que ser socorrido para o Recife em um avião cedido pelo Estado, por falta de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na verdade, existe o projeto da construção de UTIs no município, que está sendo bancado pelo Governo do Estado numa Parceria Público-Privada (PPP) bem adiantada, sem que a prefeitura de Salgueiro tenha participado do processo nem mesmo para opinar contra a péssima localização das futuras UTIs, em uma avenida das mais movimentadas e em cujo prédio não existe espaço para estacionamento.

Em Salgueiro (PE), prefeito Marcones Sá é acusado de “nepotismo cruzado”

  1. JUCINEIDE disse:

    EM SALGUEIRO JA TEM MUITA GENTE RICO POR SER SECRETARIO DA PREFEITURA E SO PARAR E OLHAR A DIFERENÇA DO ANTES DE ENTRAR E OS QUATRO ANOS QUE ESTAO LA DENTRO.

  2. salgueirense livre para opinar disse:

    ISSO É VERGONHOSO E NÓS CIDADÃOS SALGUEIRENSES PRECISAMOS CONHECER ESSES BANDOS DE SANGUE SUGAS QUE ENTRAM NO PODER PARA SE DAREM BEM. NEPOTISMO É CRIME.E QUEM PRATICA CRIME É UM TAMANHO DE UM “ESPERTO”

  3. Andrade disse:

    Machado, ele não subestimou a inteligência dos conterrâneos. Sempre teve certeza. A mesma certeza de que venceria a eleição por W.O. Quem manda não termos oposição? Quem deveria fazer oposição presta serviços na surdina. Provas? Basta analisar as votações da Casa Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários