Uma campanha idealizada pela Prefeitura de Salgueiro (PE), no Sertão Central, para tentar erradicar o trabalho infantil no município terá os mototaxistas como principais parceiros.
Sob o título ‘Com mototáxi tô legal’, a iniciativa visa a incentivar donas-de-casa a substituírem o carregamento das compras feito por menores de idade pelo transporte de mototaxistas. Os profissionais já estão recebendo camisas padronizadas com os seguintes dizeres: “Seja você mais um parceiro na defesa dos direitos da criança e do adolescente”. Além disso eles também recebem um cartão de visitas, pelo qual preenchem seus nomes e telefones, facilitando o contato com os clientes.
Dois pontos principais são visitados pelos profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), agentes de saúde, Bolsa Família, Polícia Militar e serviço de convivência.
Às quintas-feiras são desenvolvidas atividades pedagógicas com as crianças identificadas em situação de trabalho, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). Já aos sábados, a cada quinze dias a equipe visita a feira-livre, orientando e conquistando adeptos para a campanha
Serviço
De acordo com a coordenadora do CREAS, Ana Ester Angelim, já se constatam pessoas maiores de 18 anos carregando as carroças de frete, na feira, durante os sábados. Ela explica que as crianças não deixam de trabalhar, simplesmente, para ficar em casa: “Os serviços de convivência funcionam nos dias de sábado. Todas essas crianças são inseridas no Bolsa Família, no acompanhamento do CRAS, CREAS, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. As que possuem idade são inseridas no Centro da Juventude (CJ), que atende dos 14 aos 32 anos. E os familiares têm prioridade nos cursos do Pronatec”, ressaltou.
A campanha, que tem à frente o CREAS e a Rede de Proteção Social do município, começou no último dia 3 de janeiro e acontece durante todo o ano, dando continuidade às abordagens sociais realizadas em 2013 e às demais ações já existentes de proteção integral dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para denunciar qualquer forma de trabalho infantil em Salgueiro, basta entrar em contato pelos telefones (87) 3871-7091 (Conselho Tutelar)/9161-3807 (24 horas)/ 3871-7091 (CREAS). (Foto: Ascom PMS/divulgação)