Um homem que transportava 15 pássaros silvestres e três galos domésticos no porta-malas de um carro foi autuado, nessa quarta-feira (17), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado em uma fiscalização na BR-116 em Salgueiro (PE), no Sertão Central.
Ao abrir o porta-malas do carro para verificar os equipamentos obrigatórios, a equipe encontrou sete gaiolas com pássaros da espécie coleirinho e dois equipamentos utilizados para transportar os galos. Os animais iriam percorrer cerca de 2,5 mil quilômetros entre as cidades de Boa Esperança, no Espírito Santo, em direção a Baturité, no Ceará.
O condutor não possuía a documentação das aves e realizava o transporte em um local inadequado. Ele disse que iria levá-las para um amigo. A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus tratos e as aves foram encaminhadas ao órgão ambiental.
Já vi casos desses traficantes de aves que, ao ser parado pela polícia, transportava mais de 200 filhotes, e mais da metade já estavam mortos.