A reunião plenária desta segunda (25) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada pelo retorno do deputado Edson Vieira (UB). Após tomar posse, no início da tarde, o deputado discursou no Grande Expediente. O novo integrante da Alepe ocupa a vaga deixada pelo deputado Antonio Coelho (UB), licenciado para assumir a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, na última sexta (22).
No discurso no Plenário, o novo parlamentar destacou a importância de discutir políticas e buscar recursos para a região onde fez sua carreira política. Vieira foi prefeito de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional) entre 2013 e 2020. Antes disso, ocupou uma cadeira na Alepe entre os anos de 2007 e 2012.
“Fico feliz de estar aqui para discutir grandes projetos e representar a região da nossa cidade e o Polo de Confecções. Não me furtarei de estar aqui discutindo e reivindicando, de votar aquilo que é bom para Pernambuco e para nossa região”, declarou o deputado recém-empossado. “Precisamos muito melhorar a infraestrutura e os índices para que a nossa região possa ter uma melhor qualidade de vida”, observou.
Mais cedo, na cerimônia de posse, ele destacou como prioridade para o novo mandato a luta pela regularização do abastecimento de água no Agreste Setentrional. “Desde 2007 encabeço essa luta pelo abastecimento, que ainda segue com muitos problemas. Espero que a gente possa definitivamente resolver a demanda da falta de água, para ter um Agreste mais forte”, finalizou.
Municipalismo
Em aparte ao pronunciamento do novo parlamentar, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) comentou que, com a chegada de Vieira, o Legislativo Estadual passa a ter mais um ex-prefeito entre seus membros. “Temos uma missão muito importante na defesa do municipalismo, que na verdade é a defesa de cada cidadão que mora em cada município pernambucano. Isso após um dos momentos mais difíceis para quem estava no cargo de prefeito, que foi o período entre 2013 e 2020”, registrou.
O novo parlamentar recebeu também a saudação do líder do Governo, Izaías Régis (PSDB), o líder do seu partido, Romero Sales Filho (União), e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade). Os deputados João Paulo (PT), Lula Cabral (Solidariedade) e Sileno Guedes (PSB) também deram boas-vindas a Edson Vieira em apartes a seu discurso. Vieira manifestou no seu discurso, ainda, elogios ao trabalho do deputado licenciado Antonio Coelho. “É uma grande responsabilidade assumir o mandato no lugar desse grande deputado estadual, que será um excelente secretário no Recife”, registrou.