Em Sobradinho, no norte da Bahia, a prefeitura municipal iniciou na última sexta-feira (29/03) a entrega de leite para as famílias cadastradas no programa criado pela gestão municipal. O objetivo é garantir o produto a crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, além de idosos oriundos de famílias de baixa renda, registradas nos programas assistenciais do município. A iniciativa está a cargo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Programa do Leite foi resgatado pela gestão do prefeito Luiz Vicente Berti, depois quase 12 anos extinto. A ação vai garantir o desenvolvimento saudável de crianças e suplementa a alimentação dos idosos que, em razão da precariedade das condições econômicas, são privados de uma nutrição adequada.
Mensalmente são distribuídos dois quilos de leite, equivalente a 10 pacotes de 250 gramas, por pessoa cadastrada, beneficiando mais de 500 pessoas, sendo que existem quase 87 famílias beneficiárias, em 26 localidades de Sobradinho.
Mãe de três filhos, a dona de casa Maria de Souza Oliveira elogiou o programa. “Todo final de mês venho ao posto de distribuição em busca do meu benefício. Eu posso ter a certeza de contar com este leite que tanto ajuda meus filhos pequenos a se alimentarem. Agradeço a prefeitura por esta ação de garantir a distribuição deste leite. Só quem precisa sabe da importância de um programa como este,” declarou.
Suporte
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaílson Silva Souza, vê na ação um importante suporte para as famílias carentes do município. “Todos os meses realizamos a distribuição do leite, por reconhecer que muitas famílias precisam deste auxilio para reduzir as deficiências nutricionais das crianças. O programa contribui com a diminuição das taxas de desnutrição infantil e aumentam a qualidade de vida das pessoas assistidas. Este trabalho só está sendo possível graças ao empenho do prefeito Luiz Vicente em garantir recursos para a continuidade do programa,” destacou.