Depois de sofrer as consequências causadas pela rigorosa seca em Uauá, Norte da Bahia, que provocou a perda de quase 12 cabeças de ovelhas do seu rebanho, o agricultor Juvino Santana da Silva resolveu investir na criatividade. Morador do Sítio dos Loiolas, zona rural do município, ele resolveu confeccionar uma forrageira e um carro, o qual inicialmente seria utilizado apenas para o transporte de forragens e água. Mas o que seria uma tentativa de escape emergencial acabou surpreendendo.
A forrageira de Juvino Santana, feita com a ajuda de um amigo, foi construída com peças reaproveitadas de uma oficina do agricultor. Na engenhoca foram utilizados um motor de moto, latas e outras peças soldadas. Inicialmente a forrageira foi criada para triturar plantas destinadas a alimentar o seu rebanho.
Posteriormente, no entanto, o agricultor e sua esposa, Simone Joana, passaram a triturar o tronco e as raízes. “A gente fez com material todo reciclado: coroa de moto, bengala, mola de carro… pra gente foi ótimo, pra maioria dos vizinhos também porque atendeu as nossas necessidades”, contou, satisfeito.
Depois do invento que passou a ser utilizado pela comunidade, Juvino fez mais três forrageiras sob encomenda, o que lhe rendeu um lucro de R$ 600 cada. Além do eqquipamento, o agricultor usa um carro confeccionado por ele para as atividades cotidianas da família. O veículo é movido por motor de moto, possui pneus de charrete e carrinho de mão e carroceria de madeira que suporta até 500 kg. O inventor fez uma adaptação com um guidão de moto e inseriu câmbio, pedais de freio e embreagem e volante para fazer a engenhoca se deslocar. O veículo tem dois lugares e transporta materiais necessários para os afazeres diários do agricultor. Com informações do IRPAA. (Foto/arquivo Blog)