Em Verdejante (PE), candidato ‘ficha suja’ coloca irmão em seu lugar para vencer eleições

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2012 às 16:32

Em Verdejante (PE), ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, Francisco Tavares (PSD), ex-prefeito do município do Sertão Central, já condenado em ação de Impugnação de Mandado Eletivo (IME) com trânsito em julgado no dia 30/11/2009, usou uma brecha na legislação para chegar ao poder novamente. Ele renunciou às vésperas das eleições e colocou como substituto o irmão, Péricles Tavares, para concorrer com o atual prefeito, Haroldo Tavares (DEM). Curiosamente, Haroldo também é parente de Francisco, e foi eleito com o seu apoio em 2008, mas rompeu ainda no início do governo.

A estratégia da renúncia seguida de substituição, permitida pelas regras eleitorais, foi adotada por 157 candidatos a prefeito com registros indeferidos pela Justiça.

Em Verdejante, que possui cerca de 7 mil eleitores, apesar de ter feito praticamente toda a campanha divulgando que seria ele o candidato a prefeito, Francisco Tavares (PSD) optou por substituir seu nome pelo de Péricles Tavares na semana anterior ao pleito, e conseguiu vencer a eleição com 61 votos de frente para seu primo, Haroldo, que ficou na segunda posição nas urnas.

O caso de Francisco, mais conhecido na cidade como ‘Carrapicho’, é semelhante a outros 68 que escalaram familiares pelo Brasil afora. O plano deu certo para 33 deles (48%), que venceram a disputa.

“Capitania hereditária”

Todos esses que renunciaram estavam tecnicamente barrados pela Justiça Eleitoral, mas poderiam disputar a eleição, caso recorressem. Nenhum, porém, arriscou levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas o resultado final da disputa pode não ser favorável a Carrapicho, pois de acordo com Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em recente entrevista concedida à Folha de S.Paulo, a transferência de candidatura para familiares “como se fosse uma capitania hereditária” é uma tentativa de burlar a legislação eleitoral. Para ele, essa atitude pode embasar a impugnação das candidaturas. (De Agência)

Em Verdejante (PE), candidato ‘ficha suja’ coloca irmão em seu lugar para vencer eleições

  1. ZILMEDSON disse:

    A LEI FICHA LIMPA FOI O AVANÇO CONTRA OS CORRUPTOS, SO QUE AS LEIS SEMPRE DEIXAM BRECHAS. TA NA HORA DE COMEÇAR UMA NOVA CAMPANHA PARA ESSE TIPO DE MANOBRA NAO ACONTEÇA OU MELHOR AINDA QUE POLITICOS FICHA SUJAS NAO POSSAM TER PARENTES CANDIDATOS, PRINCIPALMENTE SE FOR FILHOS.

  2. ferreira disse:

    Mirandiba e Verdejantes, os prefeitos impugnados sao primos do prefeito julio lossio;;sao todos de uma mesma familia

  3. José Garcia disse:

    Lagoa Grande está na mesma situação…

  4. JUCINEIDE GOMES disse:

    O ERRO COMEÇA PELA LEI EM DEIXAR QUE AS PESSOAS QUE TENHAM FICHA SUJA LEVAR OS NOMES AS URNAS.SE GANHAR PQ FOI A VONTADE DO POVO E CADA UM DEVERIA SE CONFORMAR E TRABALHAR PARA A PROXIMA ELEIÇAO. A INVEJA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO.

  5. Alex disse:

    Em Dormentes o prefeito eleito Roniere Reis, foi cassado pelo juiz doutor Iure Pedrosa,que na sentença que proferiu
    derrubou todas as teses da defesa,que defendeu o indefensavel,pois no processo existem filmagens que mostram a entrega de um maço de dinheiro:4000 entregues pelo proprio candidato,dinheiro usado para comprar votos e apoio politico.Roniere foi condenado e teve a sua candidatura cassada e perdeu os direitos politicos por um periodo de 8 anos.Ele recorreu da sentença.Porem nao tem escapatoria,as provas sao incontestaveis,virou ficha suja!

  6. Gil disse:

    Na realidade o ficha suja FRANCISCO TAVARES deu lugar ao laranja PÉRICLES TAVARES, ou seja foi trocado as caladas da noite seis por meia dúzia. Ato totalmente imoral. A justiça tá de olho.

  7. SOLANGE disse:

    Só no Brasil que isso ainda acontece….. cuidado eleitores não se iludam mais ….

  8. wellynádja freire disse:

    BELMONTE não é diferente esse ai candidato eleito é igual o de belmonte marcelo pereira tb é ficha suja (acorda justiça) hoje n~tem na pratica só no papel. oq vale é dinheiro………..vergonha verdejante e belmonte.

  9. Eliza disse:

    Então quer dizer que “O candidato ficha limpa” é tão limpa a sua ficha que foi para o fantástico,pois pra mim se ele fosse tão limpo ele nem chegaria perto de uma imprensa com a fama de acoberta pessoas que não trabalham,mais mesmo assim recebem…Mais ele tinha que Agradecer a francisco tavares que por vista é seu primo.pois nós eleitores 4 anos atras votamos nessa pessoa pois Francisco tavares esta apoiando..Pois se o Sr francisco tavares colocou de ultima hora seu irmão,gente ta mais claro que o povo quer ele na prefeitura pois ta mais do que dito que por mais que o povo sabia que era seu irmão votaram assim mesmo.Mais nos meu conhecimentos esse invejosos só estão assim se revoltando é porque não mais ficar em casa comendo e bebendo e no final do mês recebendo,mais infelizmente A PANELINHA QUEBROU.

  10. maria disse:

    nossa o pericles é casado e o francisco também e aleide também

  11. eleitora disse:

    Tenho pena dessas pessoas que querem postar alguma coisa , e não tem argumento assim como você ELIZA,o que aconteceu foi que Francisco Tavares vendeu coelho por lebre,como ele faz de costume,alias é bem típico delenão é enganar as pessoas, e elas como tolas caem na lábia desse que se diz vitima de suas proprias fraudes,mas fazer o que né se muitas pessoas gostam das safadesas que ele faz,afinal se igualam a ele .FALO,COMENTO PORQUE SOU CONTRA A CORRUPÇAO NO BRASIL ,PRINCIPALMENTE EM VERDEJANTE QUE É BEM VISTA,SÓ OS CEGOS É QUE NÃO QUEREM ENXERGAR…………….

  12. Anônimo disse:

    55 ja ganhou bestas

  13. Lilith disse:

    é 55 e haroldo tavares ja era,

  14. sarap santos disse:

    isso e uma vergonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários