Falta ainda um ano e meio para as eleições 2024, mas em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, o cenário começa a se desenhar de agora e promete uma disputa acirrada pela prefeitura. O atual gestor, Paulo Roberto, vai buscar a reeleição e já enfrenta uma oposição forte na cidade por parte do vereador André Carvalho (PDT).
André foi o parlamentar mais votado de Vitória, atingiu quase o quociente eleitoral. Na disputa para deputado estadual, ficou entre os mais votados da cidade, com 12% dos votos. O vereador já é tido como pré-candidato e conta com o apoio do deputado federal Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade).
Especula-se que a vice pode ser Socorrinho da Apami (União Brasil). Ela é diretora do hospital municipal e tem história na saúde. Atualmente é a primeira suplente do partido na vaga para deputado federal. A legenda fez três para o cargo nas últimas eleições.
André foi o vereador mais votado do seu partido em todo Estado de Pernambuco nas eleições de 2020. Ele é doutor em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estudante de Ciência Política – também pela UFPE.
Última eleição
O atual prefeito Paulo Roberto foi eleito com 55,43% dos votos. Foram 40.665 votos no total. O candidato derrotou Aglailson, que brigava pela reeleição naquele ano e ficou em segundo lugar com 36,16% (26.532 votos).