Embarcação histórica voltará a navegar no Velho Chico após reforma de 10 anos

por Carlos Britto // 11 de abril de 2025 às 20:00

Foto: Iepha-MG/divulgação

O vapor Benjamim Guimarães, embarcação histórica construída em 1913, vai voltar às águas do Rio São Francisco em breve. Após longo período de inatividade e de reforma, a Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, estima o retorno da embarcação no dia 28 deste mês.

Inicialmente, o vapor era utilizado para navegação no Rio Amazonas, mas na década de 1920 foi transferido para o Velho Chico, onde realizava transporte de cargas e passageiros entre Pirapora e Juazeiro (BA), e deve retomar quando estiver pronto. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a embarcação transportou tropas do Exército Brasileiro para patrulhamento da costa litorânea do Nordeste.

A embarcação é, inclusive, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O tombamento foi aprovado por decreto em 1985. Com capacidade para 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, o vapor é uma embarcação fluvial de popa quadrada, com máquina a vapor de 60 CV de potência alimentada por lenha, e com uma capacidade máxima de estocagem de 28 toneladas de combustível. O sistema de propulsão é o de roda de pás localizado na popa, capaz de atingir até 6,5 nós de velocidade máxima, o equivalente a 12km/h. A embarcação tem 43,85 metros de comprimento total e 7,96 metros de largura.

Reforma

Conforme a Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (Emutur), a volta do barco ao Velho Chico ocorreu depois de 10 anos de reformas e impasse entre o poder público. A reforma do Benjamim Guimarães foi feita pela Eletrobras. Inicialmente, os recursos para a reforma seriam custeados pela Prefeitura de Pirapora por meio de financiamento pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Mas após acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras assumiu o projeto de restauração. A Prefeitura de Pirapora informou que os custos totais da reforma e da fiscalização giram em torno de R$ 5,8 milhões. (Fonte: O Tempo)

Embarcação histórica voltará a navegar no Velho Chico após reforma de 10 anos

  1. Valmir Rodrigues Rosa disse:

    Para mim será um motivo de muita alegria poder ver este vapor navegando as margens do São Francisco, vi qdo era criança eu que nasci as margens do Rio São Francisco.

  2. JLPC disse:

    Uma maravilha, um alento e uma diversão para o povo sofrido e esquecido pelo Governo. Basta o aeroporto que anda a passos de cágado, vivendo de promessas governamentais, enganando o povo com promessas ilusórias.

  3. Paulo disse:

    Acabou os problemas do sertão esse vapor vai voltar tudo o que foi no passado chuvas rio cheio de água e peixes,para os que vivem de ilusão

  4. Cláudio Robério Amorim disse:

    Que maravilha, nasci em Juazeiro-BA, mas sempre morei e moro em Petrolina-PE, tenho vários parentes em Buritizeiro-MG, cidade que faz divisa com Pirapora, unidas por uma ponte, igual a Petrolina-PE e Juazeiro-BA. 😍❤️🙌🙏🏻

  5. Cláudio Robério Amorim disse:

    Que maravilha, tenho vários parentes em Buritizeiro-MG, cidade que faz divisa com Pirapora, unidas por uma ponte, igual a Petrolina-PE e Juazeiro-BA. 😍❤️🙌🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários