A intervenção emergencial, que vai aumentar a oferta de água em Jacobina foi inaugurada no último dia 18, pelo governador Jaques Wagner. O governador também vai assinar a ordem de serviço para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Jacobina, Saúde e Caém, um investimento da ordem de R$ 30 milhões.
Para realizar a obra emergencial, a Embasa investiu R$ 9 milhões em 23 quilômetros de adutoras ligando a Barragem de Cachoeira Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacobina, aumentando oferta de água em cerca de 40%. Além disso, a Embasa está trabalhando para solucionar definitivamente o problema de abastecimento de água da região, que viveu no último Verão uma situação difícil, quando a Barragem de Itapicuruzinho, principal manancial, atingiu um volume inferior a 30% de sua capacidade.
Para isso, a empresa vai construir o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), uma parceria dos governos da Bahia e Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento .
A obra emergencial executada pela Embasa e Cerb compreende a instalação de um sistema de captação e tratamento de água, tendo a Barragem de Cachoeira Grande como fonte alternativa para o período crítico de estiagem nos mananciais de Jacobina.
Fornecendo água com uma vazão de 50 litros por segundo, o sistema projetado está dimensionado para situações emergenciais, sendo que parte da demanda prevista para atendimento ao município continuará a ser fornecida pela Barragem de Itapicuruzinho, cuja vazão de água bruta será integralmente tratada pela Estação de Tratamento de Canavieira.
Emergencial???????????????? e nós continuamos a utilizar aquela agua??????????????