A Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) disponibilizaram ao público dois novos volumes da Coleção Transição Agroecológica. As publicações foram lançadas durante a programação do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que aconteceu de 20 a 23 de novembro no Rio de Janeiro (RJ).
As publicações focam em temas que apoiem a busca de alternativas aos sistemas produtivos predominantes, trazendo possibilidades para um desenvolvimento rural mais sustentável. Elas fazem parte do compromisso de difundir os princípios da agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa da Embrapa e parceiros, com melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade e considerando a crescente preocupação da sociedade com a alimentação saudável.
O volume 6 tem como título “Agroecologia e povos tradicionais na América Latina e Caribe”, contribuindo para o diálogo entre conhecimento tradicional e científico a partir de reflexões sobre experiências agroecológicas vividas por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, particularmente pelas mulheres agricultoras, em universos culturalmente distintos.
O livro conta com diversos autores, de diferentes países e Estados do Brasil, e foi editado pelo pesquisador João Roberto Correia, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), e pelos professores Flávio Bezerra Barros, da Universidade Federal do Pará; María Parcela Petrantonio, da Universidade Nacional de Mar del Plata, da Argentina; Narciso Barrera-Bassols, da Universidade Autônoma de Querétaro, do México; e Rumi Regina Kubo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O volume 7, intitulado “Água e Agroecologia”, busca contribuir com a sistematização e reflexão pertinentes às interações entre as temáticas da água e agroecologia, apresentando informações de base científica, construções sociopolíticas e práticas sociais e produtivas nos agroecossistemas. Também busca promover a adoção de soluções inovadoras para a sustentabilidade da água, por meio de conhecimentos e tecnologias, visando disponibilizar água em quantidade e qualidade para atender aos diferentes sistemas de produção, auxiliando na superação de desafios e tornando os sistemas mais sustentáveis.
Embrapa Semiárido e Univasf
A publicação foi editada pelas pesquisadoras Roseli Freire de Melo, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e Paola Hernandez Cortez Lima, da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), e pelos professores Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e Helder Ribeiro Freitas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Essas e outras publicações da Embrapa podem ser baixadas gratuitamente por meio do link disponibilizado pelo Blog.