Embrapa Semiárido lança livro sobre criação de caprinos e ovinos

por Carlos Britto // 30 de abril de 2012 às 09:02

A Embrapa Semiárido lançou o livro “Produção de Caprinos e Ovinos no Semiárido”, assinado pelo pesquisador Tadeu Vinhas Voltolini. O livro serve para marcar os 39 anos da instituição. Na publicação estão contidos os resultados de vários anos de pesquisas sobre alternativas sustentáveis que podem contribuir para a criação no ambiente seco do Nordeste.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados nordestinos concentram 93% dos rebanhos de caprinos e 58% dos ovinos criados no Brasil. O pesquisador Tadeu Vinhas destaca que a caprinovinocultura é uma opção racional para as áreas onde a agricultura dependente das chuvas é uma atividade de alto risco.

Conforme a Embrapa Semiárido, no Nordeste, onde as precipitações pluviométricas são baixas e irregulares, a criação de caprinos e ovinos proporciona geração de alimentos, aumento de renda e melhoria social das famílias de agricultores. Quem exerce a atividade encontrará no livro informações importantes, como alimentação dos animais, uso correto da água, genética e melhoramento, manejos reprodutivos e sanitários, ambiente e instalações. O autor também aborda uma caracterização socioeconômica e ambiental da região, os principais sistemas de produção, boas práticas na criação e produtos derivados da carne e leite dos animais.

Pelo preço de R$ 50, o livro pode ser adquirido no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções de Petrolina, ou por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão, que pode ser acessado por qualquer pessoa no link “Fale Conosco” do site www.cpatsa.embrapa.br. O autor do livro contou com a colaboração de 62 autores e mais de 20 instituições nacionais, além do apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sebrae. (da Assessoria)

Embrapa Semiárido lança livro sobre criação de caprinos e ovinos

  1. Cabra Azul disse:

    A fazenda Baixa Bela situada no povoado de Caboclo
    Afrânio-PE, mantém um núcleo de seleção de caprinos da raça CABRA AZUL,considerada em 2001 mais uma raça nativa do Nordeste Brasileiro. Serão disponibilizados para venda, 10 reprodurores, durante CAPRISHOW, com 8 meses de idade. O núcleo já possue mais de 100 animais, originados de animais adquiridos de um criador na cidade de Taperoá na Paraiba,em 2004.
    O núcleo fica localizado a margem da PE que liga Afrânio a Dormentes, na chegada do povoado do Caboclo. Mais informações
    desta raça na revista ” O BERRO, ” edição 43, de maio/junho de 2001,
    Com o título ” A fantátisca CABRA AZUL”

  2. Cabra Azul disse:

    Fazenda Baixa Bela, contato (87) 3861.0284

  3. Rafael Andrade disse:

    Esse livro é show de bola.

    Parabéns a Embrapa Semiárido.

  4. Percivaldo Xavier Resende disse:

    Ótimo livro…
    Parabéns Embrapa Semiárido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários