O concerto alusivo aos 60 anos da Banda de Música Maestro Wanderley, do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) de Juazeiro (BA), no Centro de Cultura João Gilberto, foi de muita emoção na noite de ontem (25). O evento, que teve parceria com a prefeitura municipal, contou com a participação do Comandante do 3° BEIC, Coronel Jorge Sampaio, do secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes, do ex-regente da Orquestra 21 de Setembro de Petrolina, Fernando Rego, além de ex-integrantes da primeira e segunda geração da banda da polícia.
A banda foi criada em 1° de julho de 1958. No ano de 1999, através do Projeto de Lei nº 1.955/99, tornou-se Patrimônio Cultural da cidade de Juazeiro. Durante todos esses anos, realizou apresentações na região sanfranciscana, provando sua importância cultural e social servindo à sociedade.
Entre um bloco e outro de apresentações, os ex-integrantes da 1ª e 2ª Turma recebiam homenagens. Ao final do concerto, o subtenente Haroldo Carvalho Santana, maestro da banda do 3° BEIC que está indo para a Reserva, também recebeu homenagem. “Para nós, que trabalhamos com música, é muito gratificante. Hoje fechamos o concerto com um grande público, e essa banda de música está aqui para servir. Vamos continuar com essa missão. Estou indo para a Reserva, mas a banda continua tocando e alegrando públicos como esse”, disse.
“Queremos agradecer o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, agradecer a todos que estiveram presentes e que foram responsáveis pelo evento. Cheguei a Juazeiro em 1981 e peguei essa banda quase que no início. É emocionante demais, depois de 39 anos de serviço ativo comandando o batalhão, encerrar com um concerto desse. Juazeiro também foi brindado com esse concerto, pois fizemos também como forma de homenagem aos 140 anos da cidade. Caso as pessoas queiram ver novamente a apresentação, já temos uma reapresentação programada para os festejos da padroeira de Juazeiro”, concluiu o Coronel Sampaio.