Empresariado não esconde otimismo com período junino de Petrolina em comparação a 2011

por Carlos Britto // 15 de junho de 2012 às 18:30

O período junino promete ser animador para quem vai curtir os festejos em Petrolina, e melhor ainda para quem depende deles para movimentar a economia do município.

Uma pesquisa feita pela Fecomércio-PE nos maiores polos juninos do estado – Região Metropolitana, Caruaru (Agreste) e na principal cidade do sertão, aponta números otimistas. Tanto é assim que os empresários e gerentes de comércio e serviços têm expectativa de um melhor desempenho em relação ao ano passado.

Em Petrolina, por exemplo, a estimativa de crescimento médio esperada no faturamento é de 12,14%, quando comparado com o mesmo período em 2011. Considerando o setor de serviços, que na sondagem inclui restaurantes/pizzarias, lanchonetes/bares e hotéis/motéis/pousadas, a expectativa é de um acréscimo de 13,10%, um percentual ligeiramente superior à previsão de todos os empresários. No comércio tradicional o incremento é de cerca de 11% e no shopping está na casa de 17%.

Sobre as expectativas de vendas para o São João 2012, um percentual de 62% dos empresários e comerciantes declarou que espera faturamento maior que em 2011, com apenas 13% admitindo queda. No varejo tradicional, 63% dos entrevistados esperam um crescimento superior ao do ano anterior.

Shopping

O otimismo é nitidamente superior no Shopping, onde 70% das perspectivas são de expansão nas vendas, contra apenas 10% que admitem retração.

O percentual de quase 90% dos consumidores entrevistados que afirmam comemorarem o São João, basicamente o farão em Petrolina, dando suporte ao otimismo registrado junto aos empresários e gerentes. Nas formas encontradas para se divertirem durante a festa, os shows de forró são a maior atração entre os entrevistados, mas a data tem ainda um forte caráter familiar, já que 52% ficarão com a família e 25% na casa de amigos.

A contratação de mão de obra temporária para os festejos juninos não deverá ter muita repercussão no mercado de trabalho. Mesmo assim 16,54% de todos os empresários e gerentes entrevistados pretendem contratar, não havendo diferença significativa nas áreas do comércio e serviços. O Centro de Pesquisa (Cepesq) do Instituto Fecomércio-PE realizou 629 entrevistas, das quais 273 com empresários/gerentes e 356 com consumidores. (fonte: Sindilojas)

Empresariado não esconde otimismo com período junino de Petrolina em comparação a 2011

  1. José Henrique Santos disse:

    E a oposição querendo acabar com os festejos… Vide notícias sobre o cancelamento da festa…

    1. CARA DE SOIN. disse:

      a oposição eu não sei, mas sei te dizer que muita gente perdeu o voo na sexta feira de meia noite por que não conseguiu chegar ao aeroporto. com o engarrafamento se acontecesse um acidente realmente seria um Deus nos acuda.

  2. Afrânio disse:

    Comenta-se que no matadouro de Petrolina, a previsão de abate de caprinos/ovinos para a véspera do São João é de mias 1400 animais, contra uma média de 600 abatidos nos ultimos anos, neste mesmo periodo. 40% deste animais, serão para atender os bares e restaurantes no entorno e dentro do novo pátio de eventos.

    1. CARA DE SOIN. disse:

      concerteza todo ano nessa época é normal aumentar o consumo de carne, principalmente a de caprino/ovino mas no patio de eventos mesmo não. a maioria é o povão que fica em pé o tempo todo, é também quem lotou na sexta feira. por que ontem já não tinha nem a metade da sexta.
      camarote do haren 50,00 fora consumação nas mesas a mais barata das barracas é 80,00 reais para se consumir. não estão errado não já q custou 25.000,00 para quem comprou o espaço. tanto é que as barracas que estão la pobre não senta nem na sua sede. emporio 845, barretus, e etc. povão come la fora mesmo o famoso hot dog, e nas barracas só tem petisco, tinha mais gente bebendo do q comendo. e pouco já q eu mesmo vi muita gente esta levando sua propiá bebida, a festa lá é pra rico pobre só tem direito a olhar as bandas e pronto. o resto tudo é caríssimo.

  3. Marivaldo disse:

    Em compensação, o mês de julho é de amargar para o movimento comercial de Petrolina!

    1. CARA DE SOIN. disse:

      os comerciantes depois q o diga, mande carlos britto fazer uma reportagem depois no mês de julho pra ver o comercio acabado, o prefeito esta querendo concorre com Campina grande, Caruaru, la é tradição no mês de junho a vários anos o povo já se prepara pra 30 dias de festa. para Petrolina de ultima hora fazer 15 dias é um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários