Empresários de Petrolina poderão fechar negócios na Bélgica e Itália

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2012 às 09:18

Comerciantes e empresários de Petrolina terão a oportunidade de fazer um intercâmbio e fechar novos negócios no exterior. A viagem será facilitada através da 17ª Missão Empresarial do Brasil a Bélgica e Itália, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e Sindilojas. O projeto será lançado amanhã, às 8h30, no Senac em Petrolina.

A ideia é priorizar a realização de seminários e rodada de negócios nos países visitados, além de visitas institucionais e técnicas. Além de ampliar os negócios, os empresários poderão conhecer novas tecnologias e estimular a vinda de empresas internacionais para Pernambuco. Nas missões anteriores, mais de 75% dos participantes realizaram algum tipo de negócio durante a viagem, o que estreita o relacionamento com os empresários do exterior.

Segundo a Fecomércio-PE, a Bélgica e a Itália foram escolhidas por serem importantes parceiros econômicos do Brasil. Juntas, importaram quase 9,5 bilhões de dólares de produtos brasileiros, em 2011. Especificamente, o Estado de Pernambuco exportou, em 2011, cerca de 6,8 milhões de dólares para a Bélgica, o que representa mais que o dobro exportado em 2010, mesmo não sendo um valor absoluto significativo. Com relação às importações, as estatísticas apontam, no ano passado, para um montante próximo de 46 milhões de dólares, o que caracteriza um desequilíbrio na balança comercial do Estado de Pernambuco com a Bélgica.

Entretanto, dadas as características de industrialização da Itália, o País não aparece como importante comprador de Pernambuco, mas registra valor de importação, em 2011, superior a 255 milhões.

Depois de cinco anos consecutivos realizando missões para países da Ásia e da África, a Fecomércio-PE volta a promover o intercâmbio comercial e cultural com países da União Europeia. Desde 1996, a entidade vem contribuindo para o intercâmbio comercial e a internacionalização das empresas pernambucanas. Em 2011, por exemplo, a instituição realizou sua 16ª missão à República Popular da China, com a participação de mais de 80 pessoas, envolvendo empresários, representantes de entidades de classe, governamentais, de universidades, consultores e jornalistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários