Empresários do setor hidroviário participaram nesta terça-feira (12), em Juazeiro, do 1º Workshop sobre o Plano Hidroviário Estratégico (PHE), promovido pelo Ministério dos Transportes, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Codevasf.
Durante o encontro, técnicos de instituições públicas e empresas privadas formaram grupos para avaliar ações e metas de curto, médio e longo prazo para a hidrovia do São Francisco.
Para o representante dos Transportes, Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, que intermediou as discussões, o objetivo do evento é criar metas que possibilitarão viabilizar o modal hidroviário por meio do PHE.
“Nosso objetivo é ouvir as principais entidades do setor a fim de validar o Plano e adequá-lo ao planejamento global”, explicou.
A previsão é de que mais debates ocorram ainda este ano. “Estão sendo aplicados esforços para que ocorram mais duas reuniões ainda em 2013: uma para analisar o corredor da Hidrovia do Madeira, em Porto Velho (RO), e outra para tratar do sistema Solimões/Amazonas, em Manaus”, informou.
Na sequência, deverão ser realizadas reuniões para as hidrovias Tietê-Paraná, em São Paulo (SP), Brasil-Uruguai, em Porto Alegre (RS), Tapajós e Tocantins, em Belém (PA) ou Palmas (TO), e Paraguai, em Corumbá (MS). As informações são da assessoria da Codevasf. (Foto/divulgação)