O Sebrae-PE/Unidade de Negócios do Sertão do São Francisco, em Petrolina, concluirá neste sábado (01/12) a 41ª turma do Empretec, um programa de capacitação empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerado um dos mais importantes do mundo. Com um grupo formado por 33 participantes (a maioria empresários de diversos segmentos produtivos e candidatos a abrir seus próprios negócios), a nova turma do Empretec em Petrolina encerra com entusiasmo e otimismo seis dias de intensas atividades empresariais, exercícios, palestras e dinâmicas de uma metodologia vivencial e interativa, que trabalha principalmente as características do comportamento empreendedor.
Acompanhados pelos facilitadores, os novos empretecos conheceram de perto cada um dos 10 módulos do programa. Foram trabalhadas com o grupo questões como busca de oportunidades e iniciativa; estabelecimento de metas; persistência; planejamento e monitoramento sistemático.
Durante 60 horas, a turma também se aprofundou em temas como comprometimento, busca de informações, correr riscos calculados, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.
Surpreendendo pelas revelações e descobertas, tanto aos administradores como aos gerentes, vendedores, dentistas, advogados, consultores e até um médico da nova turma, o Empretec se revelou um grande desafio para a empresária do segmento do varejo em Petrolina, Eugênia Assis Lins. Há três anos à frente da empresa e com algumas dúvidas sobre o seu perfil empreendedor, ela finalmente resolveu fazer o seminário, após dois anos de indecisão e uma agenda cheia de compromissos.
“Se soubesse que era tão bom e necessário já tinha feito muito antes. Foi uma grande oportunidade para rever conceitos, analisar erros e acertos e me capacitar visando o crescimento pessoal e empresarial. O seminário exercita o talento, a motivação e a confiança”, comentou a empresária.
Avaliação
De acordo com o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Rodrigo Almeida Ferreira, o Empretec é o produto melhor avaliado na história do Sebrae, com 93% de opiniões considerando-o “excelente”. “A conclusão da 41ª turma do Empretec em Petrolina, a última em 2012, representa um grande avanço para o segmento de qualificação empresarial, desenvolvimento de novos negócios e incremento da economia regional. Serão mais 33 novos empreendedores com seus planos de negócios bem elaborados e boas perspectivas de crescimento, distribuídos nos mais distintos setores produtivos de Petrolina e região”, estimou. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)