Representantes da Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), da Codevasf, Embrapa e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) participaram de um workshop para debater uma agenda estratégica para o Vale. O evento aconteceu na última terça-feira (07), no auditório da Valexport em Petrolina.
Como representante da SDEC, o gerente geral de Articulação Empresarial, Wagner Maciel, realizou, no início e ao final do evento, um balanço dos temas tratados. “O Governo de Pernambuco está sensível e apoiando os produtores do Vale nesse momento de crise, ao tempo em que vem articulando a atração de investimentos para o Vale de São Francisco, a fim de garantir o desenvolvimento da região. Como exemplo, citamos a expansão do programa Chapéu de Palha, que será levado aos trabalhadores da região, e a renegociação das dívidas dos produtores locais com o Banco do Nordeste (BNB), além da inclusão da fruticultura irrigada no programa Revitaliza, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, afirmou o gerente.
Na ocasião, também foram apresentadas aos participantes as ações do Governo de Pernambuco, através da SDEC, que estão sendo realizadas para contribuir com o desenvolvimento da região do Vale de São Francisco. Foram mencionadas, por exemplo, as articulações para novos empreendimentos, como a Tecnovin, Citrofruit, Tabaco Leaf e Dierberger, o que ajuda a agregar valor ao agronegócio do Vale. Também houve destaque para as recentes articulações com os bancos oficiais e ministérios, a fim de propor uma renegociação de dívidas e novas linhas de financiamento para os produtores da região.
Valexport: Criada em 1988, a Valexport tem o objetivo de representar o empresariado hortifrutigranjeiro do Vale do São Francisco de formar institucional, atuando junto aos poderes públicos nacionais e internacionais.
A associação busca, através de convênios com órgãos, entidades e empresas públicas e privadas – no país e no exterior – fortalecer as exportações e fomentar pesquisas sobre fruticultura irrigada.
Mais informações:
com Wagner Maciel, pelo 9488.4805
com certeza tem as maos de fernando e fbc no desenvolvimento destas açoes estrutuantes que requalificam o vale do sf pra novas oportunidades de negocio ,geraçao de emprego e renda.parabems ao governo do estado.
como sempre ,notamos pela nota ,que a prefeitura nao participou destas açoes.devem estar perdidos na administraçao das coisas do municipio.julio nao disse a que veio…nao mandou domingos sabvido a reunaio…esta tudo errado.falta trabaaaalho da prefeitura pelo que sinto.
e chegada a hora de repensar o que fizemos colocando essa gente la na prefeitura.
tem que correr atras de empresas pra trazer geraçao de emprego e renda na nossa terra.
nao e todomundo que tem emprego publico nao…. .
divulgar