Um total de 364 candidatos foram eliminados no primeiro dia do Enem, segundo o ministro Aloizio Mercadante. As provas do primeiro dia do exame terminaram às 18h deste sábado (24).
Entre os desclassificados, 34 pessoas foram flagradas pelos detectores de metal com equipamentos eletrônicos e apenas uma pessoa foi eliminada por postar fotos dentro do local de prova em redes sociais. Segundo o ministro, a candidata reconheceu o erro, mas foi eliminada mesmo assim. “Mas qualquer participante pode ser eliminado a qualquer tempo“, explicou Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília.
Mercadante afirmou que a fiscalização também encontrou candidatos com ponto eletrônico. O ministro não quis dizer quantos estavam portando o ponto, mas afirmou que eles foram levados para a Polícia Federal, que abriu um inquérito para investigar os casos.
Abstenção
O índice de abstenção no primeiro dia de prova do exame foi de 25,31%, de acordo com o ministro. O número é menor do que o registrado na edição do ano passado. “A cada ano vem diminuindo o número de abstenções, o que é muito positivo”, disse Aloizio Mercadante.
O primeiro dia do Enem 2015 teve cinco emergências médicas e um óbito. Segundo Mercadante,Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos, era uma das aplicadoras do Enem em Campo Grande. Ele afirmou que a jovem “teve uma crise convulsiva e acabou falecendo em seguida”. (do G1/Brasília)
Fiz a prova em uma sala sem ar condicionado e que tinha somente um ventilador, enquanto que alguns alunos fizeram em salas climatizadas. Passei um calor terrível. A prova de ciências humanas tinha desde citação de Simone de Beauvoir sobre mudança de sexo até textos do MST, passando por críticas aos USA pela sua atuação na guerra contra o Talibã, ao uso de agrotóxicos, aos aplicativos americanos de compartilhamento de carros (Uber), à globalização e ao agronegócio, onde éramos obrigados a expor opiniões pessoais. Estou até com medo do tema da redação.