Neste domingo (21) será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes de todo o país irão comparecer aos centros de ensino para resolver as questões da prova que pode ser a porta de entrada ao ensino superior. O exame terá duração de 5 horas e meia, sendo necessário cumprir algumas regras.
Neste ano, o Enem será iniciado pontualmente às 13h30, horário de Brasília. No primeiro dia, as questões deverão ser entregues até às 19h e, no segundo, até as 18h30.
Para identificar o local que realizará o exame, o estudante deve ficar atento ao seu Cartão de Inscrição do Enem. A impressão do documento pode facilitar a procura da sala ao chegar no centro de aplicação. É válido ressaltar, no entanto, que a apresentação do cartão não é obrigatória.
Documentos
De acordo com o edital do Enem 2021, os estudantes só poderão fazer as provas mediante a apresentação de um documento original com foto, sendo aceito registros como a carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho ou passaporte (se for estrangeiro).
Em caso de perda ou roubo, é possível entrar na sala mediante a apresentação de um Boletim de Ocorrência. Demais documentos como carteira de estudante, carteira de clube, entre outros, não são válidos para identificação.
Itens obrigatórios
A realização da prova só poderá ser feita com uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Qualquer outro material que não siga esse modelo não é aceito pelo Inep. Nesse caso, recomenda-se levar mais de uma caneta por segurança e precaução.
Tendo em vista o atual cenário do novo coronavírus, a máscara de proteção facial também é obrigatória. Quem comparecer sem máscara, ficará impossibilitado de acessar as salas de aula.
Uso do celular
Como nas edições anteriores, o vestibulando não pode usar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, como relógios e tablets. Cada sala terá um fiscal com envelopes para guardar os dispositivos. Ele será lacrado e colocado embaixo da carteira, com permissão de retirada apenas no fim do exame.