Neste domingo (18), será realizado o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, marcando a maior seleção pública da história do Brasil, com mais de 2 milhões de inscritos. O concurso oferece mais de 6 mil vagas distribuídas em 21 órgãos federais e será aplicado em 228 cidades pelo país.
Desde o anúncio em setembro do ano passado, o processo seletivo passou por diversas mudanças, incluindo alterações no cronograma, inicialmente previsto para maio, mas adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Com a mudança de data, cerca de 30 mil candidatos desistiram, impactando o perfil dos participantes.
Além disso, novas regras foram implementadas, como a flexibilização no uso de folhas para anotações durante as provas, após uma ação civil pública da Defensoria Pública da União. Os candidatos serão distribuídos em 3.647 locais de prova em 228 cidades. É importante que os inscritos verifiquem seus cartões de confirmação para assegurar o local correto, especialmente devido às alterações feitas após o adiamento.
Aqueles que desejarem anotar suas respostas poderão levar uma folha específica, dividida em dois turnos, mas devem seguir as regras de armazenamento e retirada ao final do exame. Com mais de 2 milhões de candidatos confirmados, o concurso movimenta milhares de brasileiros em busca de uma oportunidade no serviço público, em um processo que tem chamado a atenção por sua abrangência e pelas mudanças que ocorreram desde seu anúncio.