Numa reunião ocorrida nesta sexta, 28, no ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o assunto principal girou em torno da situação atual dos reservatórios no Nordeste, que começam a sentir os efeitos de secas seguidas há seis anos. A preocupação maior é a situação das usinas dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco. A Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), responsável por 60% da região Nordeste, está com somente 16,0% de reservas, justamente no momento em que o período chuvoso está terminando.
Diante dessa situação, de acordo à projeção do ONS, Sobradinho chegará ao volume morto ao final de outubro e corre o risco de ser desligada. A medida fará com que deixem de ser gerados 1.050 Megawatts, que deverão ser substituídos pelas caríssimas e poluentes termelétricas.
A medida, que é necessária, também é ruim para o consumidor, que terá que bancar o preço com o retorno da bandeira vermelha, usada para custear as termos fornecendo energia em períodos críticos dos reservatórios nas hidrelétricas. (Fonte: O Globo)
Parabéns bando de incompetentes! Em dezembro Sobradinho tinha 18%. Então em janeiro ou fevereiro ( não me recordo bem), vocês liberaram 1200 metros cúbicos de água por semana. Deixando o lado em 10%. Agora vai faltar água. Viva o Brasil.
Metros cúbicos de água por segundo durante semanas.
Cadê o eficientíssimo Ministro de Minas e Energia Fernando Filho? Já convocou as tribos indígenas do país para dançar a dança da chuva? Vai que funciona…
Se a rede de transmissão do parque eólico de Casa Nova estivesse pronta, obra que está parada há pelo menos 3 anos pela incompetência do MME, o impacto seria mínimo, pois este parque em funcionando teria capacidade superior ao da Usina Hidroelétrica de Sobradinho.
NÃO VAMOS PAGAR MAIS ESSA CONTA DE TANTOS ASNOS NO CONGRESSO, NÃO! OS PARQUES EÓLICOS CONTINUAM EMPERRADOS, SE NÃO POR EXTREMA INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE, É PELA AUSÊNCIA DA ODEBRECT… ESTE PAÍS PARECE UMA PIADA!