O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é o primeiro da instituição a passar pelo processo de qualidade acadêmica do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O Sistema tem o objetivo de dar garantia pública, na região do Mercosul e dos Estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos de cursos de graduação.
Estudantes formados em cursos acreditados no Arcu-Sul têm a vantagem de ter a tramitação documental simplificada para revalidação do diploma nos países participantes do sistema (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru). O processo avaliativo do curso da Univasf começou na segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8).
O Colegiado de Enfermagem (CENF) receberá representantes do comitê de pares avaliadores, que realizará reuniões, visitas a laboratórios e verificação de documentos, entre outras atividades.
Participam da visita presencial na Univasf a responsável técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Yara Resende, que faz a intermediação entre as avaliadoras e o curso que está sendo avaliado; e Ana Zoé Schilling, avaliadora nacional dos cursos de Enfermagem, integrante da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que estabelece os parâmetros para acreditação de cursos de graduação. Também compõem a comissão avaliadora as representantes estrangeiras vinculadas à Rana, Fanny Villca Huanca, da Bolívia; e Iris Fany Rocha Piriz, do Uruguai.
Critérios
Dentre os critérios utilizados para avaliar a qualidade dos cursos estão os aspectos organizacionais da universidade, o projeto pedagógico da graduação, infraestrutura, corpo docente e técnico e a aceitação dos egressos no mercado de trabalho.
O Inep é responsável pela operacionalização do Arcu-Sul no Brasil. Até o momento, participam do Sistema os seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, Medicina, Odontologia, Farmácia, Geologia e Economia. O Arcu-Sul possibilita o intercâmbio e o livre acesso de estudantes, professores e profissionais na região associada, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior em nível de graduação. Além de facilitar a troca científica e cultural, o mecanismo permite agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários e elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul e países associados. As informações são da assessoria da Univasf.