Enfermeiros da UPAE de Petrolina utilizam telemedicina para diagnóstico precoce de infarto

por Carlos Britto // 23 de julho de 2015 às 17:40

upaeA Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina utiliza o sistema de Telemedicina para antecipar diagnóstico de pacientes com suspeitas de doenças do coração. Esta moderna tecnologia é uma ferramenta médica de assistência à distância realizada ainda pelos enfermeiros no pré-atendimento aos usuários da Emergência 24hs da instituição.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA, Grazziela Franklin, existem alguns critérios para utilização do método. “Temos um público-alvo que geralmente são pacientes com sintomas como, por exemplo, pressão alta, dor no peito, se já fez alguma cirurgia no coração anteriormente ou possui algum histórico na família de infarto“, pontua.

Todos os critérios ficam listados e disponíveis na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) da UPA. Em caso de enquadramento, este paciente é direcionado para a Telemedicina“, ressalta Grazziela Franklin. A Telemedicina utiliza-se de um aparelho que realiza um exame de eletrocardiograma conectado a um computador. “Este computador envia as informações para uma central onde possui médicos especializados que leem e interpretam o exame. O diagnóstico é disponibilizado em 10 minutos“, explica a coordenadora.

Em outras palavras, a telemedicina é fundamental, pois proporciona o diagnóstico imediato de situações graves e com isso uma intervenção mais rápida, diminuindo o risco de vida do paciente. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários