A Bahia está no imaginário do brasileiro como o melhor destino turístico do país. Quem já veio quer voltar e quem não veio quer desfrutar da alegria do seu povo, da comida, da música e das belezas naturais da Boa Terra. Esse desejo está comprovado por uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo ao Vox Populi, que ouviu 2.500 pessoas em todo o Brasil e atestou o que todo baiano já sabe: este é o melhor lugar para se viver.
A alegria dos baianos atrai 6,5 milhões de turistas durante o ano inteiro. E é por isso que o governo da Bahia está proporcionando melhorias nas áreas de infraestrutura turística, sinalização, capacitação, qualificação, inovação em produtos, captação de voos e promoção turística nacional e internacional.
Todo o trabalho de promoção é feito pela Bahiatursa, empresa da Secretaria do Turismo, que ainda administra os centros de convenções de Ilhéus, Porto Seguro e Salvador.
Colhendo bons resultados do lançamento no ano passado, o enoturismo praticado em Juazeiro e em Casa Nova atraiu mil visitantes por mês. Esse resultado influenciou diretamente no desenvolvimento econômico da árida região do Vale do São Francisco, aumentando a autoestima dos moradores, que fazem questão de dizer que do vale brotam as melhores uvas e mangas do Brasil e que agora milhares de turistas desfrutam do sabor do vinho e do surubim ali produzidos.
O jornal O Globo fez questão de conferir de perto esse fluxo de visitantes e dedicou um caderno inteiro de turismo ao artesanato, à fruticultura, à culinária e aos passeios de barco no Velho Chico.
Essa promoção turística no Vale do São Francisco reforçou a estratégia da produção associada ao turismo como vetor de sustentabilidade econômica. Os próprios moradores da região plantam, colhem e vendem seus produtos, que abastecem os hotéis e os restaurantes que alimentam toda a cadeia do turismo.