Enquanto isso…

  1. galdino neto disse:

    Essa charge ilustra a realidade de um país que precisa refletir acerca de si mesmo. Nós, brasileiros comuns, só percebemos a corrupção a partir da nossa perspectiva, ou seja, corruptos somente as autoridades, em especial, os políticos. Esquecem-se os desavisados que a corrupção está enraizada na cultura do brasileiros. Não estou generalizando, há sim pessoas honestas, dignas de respeito, eexercendo funções de destaque ou não. Para explicar melhor o meu raciocínio, vou ilustrar através de um fato, que com certeza aconteceu num desses 8 milhões de km2 de Brasil: Dois amigos conversam na mesa de um bar. O centro da conversa era a corrupção política no Brasil, contra a qual os mesmos estavam indignados. Após tomarem todas, pagam a conta e saem no seu carro novinho, quando são parados pelo guarda. Ao expirarem no bafômetro, o teor alcoólico estava lá nas alturas, o suficiente para resultar em prisão. Os “éticos” rapazes, que querem um Brasil melhor, não titubeiam: Sacam do bolso uma nota de 100 reais, que é dada ao guarda como forma de se livrar da autuação. O guarda não titubeia: recebe logo. E os amigos seguem felizes, mas ainda indignados com a corrupção política no Brasil. Caros colegas leitores, a atitude dos rapazes é ou não é corrupção. Se você pensa que só responde por corrupção quem ocupa cargos públicos, engana-se: Quem paga a propina, responde por CORRUPÇÃO ATIVA e quem recebe, por CORRUPÇÃO PASSIVA. Daí, percebemos que a corrupção brasileira está muito mais disseminada do que pensa a nossa vã filosofia. Segue mais exemplos de atos, no mínimo, imorais, que muitos praticam e nem percebem o tamanho do erro (os corruptos estagiam nos pequenos erros e se doutouram nos grandes):
    1.Furar a fila do banco
    2.Dá gorjeta ao funcionário que coloca o indivíduo na frente da fila de atendimento.
    3.Mentir que as fichas de atendimento acabaram para distribuí-las aos amigos.
    4.Cobrar a mais por agilizar a documentação nos cartórios (quem paga e quem recebe são corruptos).
    5. Pegar o veículo de uso exclusivo em serviço para passear com a família e com o combustível pago pela empresa ou pelos cofres públicos.
    6.Enxer a repartição de parentes e, quando abrir o edital para concurso público, colocar as vagas no cadastro de reserva.
    7.Dirigir alcoolizado, colocando a sociedade em risco (esse não tem direito de reclamar de político corrupto nenhum, é igual ou pior que eles).
    8. Sonegar impostos, burlando os dados contábeis.
    9.Cobrar para guardar fila no INSS.
    10.Tomar empréstimo em banco oficial para financiar empreendimentos fantasmas e aplicar o dinheiro em benefício próprio(casas, carros, apartamentos, viagens, etc).
    11. Vender o voto.(esse é um dos piores).
    12.Usar as vias públicas como autódromos( os famosos pegas, rachas).
    13.Burlar vestibulares, concursos públicos.
    14.Cobrar preços abusivos ao consumidor desavisado.
    15.Vender produtos vencidos, reaproveitar a comida do outro dia no restaurante, para vendê-la ao freguês (requentar).
    16. Qualquer forma de abuso de poder (político, econômico, policial…)
    17.Mentir para prejudicar o colega de trabalho (para ganhar espaço com o chefe).
    18.Passar cheque sem fundos.
    19. Clonar cartões de crédito.
    20. Enviar vírus pela internet.

    Caros amigos, essas são apenas 20 dentre milhares de situações que exemplificam como a corrupção está enraizada na nossa cultura, embora muitas delas não sejam qualificadas como corrupção, mas é um passo dado para ela. Pode ter certeza, muitos que irão ler esse texto achará algumas coisas normais… “Ah, isso é normal, todo mundo faz, eu faço, não vejo nada de mal nisso, pensam alguns”. Pois lembremos todos nós: Assim como o espermatozóide e o óvulo geram um novo ser humano, os pequenos erros geram os grandes. Para termos autoridade de reclamar as mazelas da corrupção no Brasil, é preciso que colaboremos para que ela não se dissemine, fazendo a nossa parte.
    Abraços a todos.

  2. galdino neto disse:

    Vejam o que diz um Promotor de Justiça acerca da banalização da corrupção no Brasil no link http://www.original123.com.br/assessoria/2006/10/27/corrupcao-esta-no-dia-a-dia-do-brasileiro-afirma-promotor/

  3. Aproveitador disse:

    Galdino, na minha opinião você salvou a Charge, porque não fosse o seu comentário, talvez, somente alguns leitores deste blog teriam encontrado mais uma justificativa para continuarem pratricando um ou mais dos “pequenos erros” dentre os vinte relacioandos por você.
    Eu já tive oporturnidade de criticar neste blog charge como esta. É o tipo da charge que não constroe se não houver gente como o Galdino valorizando-a com comentário deste tipo. Nem sempre estamos dispostos e nos apercebemos do mal que pode trazer uma charge deste tipo, e, aí é onde mora o perigo delas. Se ninguém comenta como fez o Galdino ela será sutil no fazer o mal.
    Então que o chargista avalie bem o que faz, porque neste tipo de humor pode surtir efeitos ruins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários