A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro (BA) realizou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Malhada da Areia, uma tarde com atividades voltadas para gestantes atendidas no bairro. Palestras, dinâmicas, apresentações culturais e um ensaio fotográfico fizeram parte das atividades que emocionaram as participantes.
Com o tema ‘Afetividade para o desenvolvimento da criança’, uma palestra desenvolvida por profissionais da saúde chamou a atenção de quem buscou atendimento na unidade. Para uma das palestrantes, a psicóloga Paula Matos foi mais uma oportunidade para as gestantes adquirirem conhecimento para exercerem a maternidade. “Foi um encontro maravilhoso onde falamos sobre a importância da afetividade entre mães e bebês e os cuidados básicos para o desenvolvimento da criança. Abordamos um tema que tem tudo a ver com a semana do bebê que se inicia na próxima semana destacando o afeto como fundamental para um crescimento saudável. Saímos daqui felizes por essa contribuição e por também aprendermos com essas gestantes“, afirmou.
As grávidas puderam realizar o sonho de fazer um ensaio fotográfico profissional e uma sala foi especialmente preparada para o momento cheio de emoção.
A coordenadora do CRAS falou como surgiu a ideia do ensaio. “São no geral famílias sofridas, mulheres que foram ou vão ser mães jovens e que não têm condições de registrar a gravidez com fotos. Trabalhamos a importância da afetividade e da construção de vínculos e nada como um momento como este, onde mãe e filhos são as estrelas para fortalecer essa relação. Pudemos realizar hoje um sonho longe da realidade de muitas“, ressaltou.
A secretária Cida Gama também participou das atividades. “Ações como estas fortalecem ainda mais os vínculos entre poder público e comunidade. Esse contato é essencial, trazer atividades que envolvem os usuários dos serviços, demonstra a preocupação da gestão com a assistência social e com cuidado com as pessoas. É gratificante ver atividades como estas sendo desenvolvidas nos nossos equipamentos“, ressaltou a secretária.