Entidade presidida pelo deputado José Patriota ao longo de 10 anos, a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) manifestou profundo pesar pelo falecimento do seu presidente de honra e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú). Patriota, que venha em tratamento contra um câncer, morreu na madrugada desta terça-feira (17).
“José Patriota foi presidente da Amupe por 10 anos, sendo um líder incansável e dedicado às causas municipalistas, deixando um legado de compromisso com os municípios pernambucanos e com o desenvolvimento regional. Entre as conquistas para o municipalismo estão a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o enfrentamento à seca, a luta em Brasília ao lado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a pandemia da Covid-19, entre outros. Sua trajetória marcou profundamente a história de Pernambuco, com iniciativas e ações que transformaram a vida de muitos cidadãos”, frisou a nota.
O velório de Patriota será realizado em sua cidade natal, no Cine São José, onde amigos, familiares e toda a comunidade poderão prestar suas últimas homenagens. “Neste momento de tristeza, a Amupe se solidariza com a família, amigos e admiradores de José Patriota, desejando força e conforto para enfrentar essa irreparável perda. A Amupe agradece profundamente a dedicação e o compromisso de José Patriota ao longo de sua vida pública, certos de que seu legado continuará a inspirar gerações futuras de gestores municipais”, concluiu a nota.