Entre a cruz e a espada

por Carlos Britto // 11 de julho de 2009 às 14:38

cristina-costa13A vereadora Cristina Costa (PT) está entre a cruz e a espada. Coordenadora Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), ela é uma das que mais criticam a posição do governador Eduardo Campos (PSB) em não conceder o reajuste do Piso Nacional do Magistério.

Acontece que a vereadora é ligada aos seus companheiros petistas – a deputada estadual Isabel Cristina e ao secretário Humberto Costa (Cidades). Ambos dão sustentação a Eduardo. E o governador não gostou nem um pouco de saber que ela foi uma das líderes da manifestação dos professores grevistas em Petrolina.

Manter a postura sindicalista e continuar cobrando melhorias salariais junto ao Governo do Estado ou esquecer o discurso e lembrar que apóia o governador? Um dilema que Cristina Costa e os líderes do PT precisam resolver com urgência.

Por Antonio Carlos Miranda

Entre a cruz e a espada

  1. Tô ligado disse:

    Esse PT não tem jeito mesmo, é só fogo amigo. Aliás tem uma frase que diz: nascer, morrer e votar no PT é só uma vez.

  2. ATENTO disse:

    Pense num post sem sentido. A coerencia deve redominar e a vereadora Cristina Costa sabe qual seu papel na sociedade. O governador também sabe que o piso nacional do magistério tambem deve ser implantado, não por ele apoiar o Presidente Lula. Aqui, independente de ser sindicalista, a vereadora defenderia o Piso Nacional. ACM, reveja seus conceitos.

  3. Professor disse:

    Não tem dilema, isso é coerência mesmo. A Cristina apóia Eduardo sim, como Humberto Costa e a dep. Isabel Cristina, mas não significa que achem injustas as reivindicações do Sintepe.
    Apoiar não significa fechar os olhos para tudo, como se o governo fosse o dono da verdade.
    Agindo desta forma, A Cristina Costa demonstra ser uma política com P maiúsculo, diferente da maioria dos políticos puxa-sacos que existem por aí.
    A luta dos professores é justa, assim como a luta dos demais trabalhadores brasileiros, que merecem melhores salários.
    O governo que mostre competência e invista de verdade na Educação.
    Os professores estão no direito deles.

  4. Ivan disse:

    O blogueiro erra ao misturar a postura do sindicato, que diga-se de passagem é independente, com a administração de Eduardo Campos. O fato de Cristina Costa ser ligada ao Secretário de Governo Humberto Costa e à Deputada Isabel Cristina da base aliada do governo, não quer dizer que o SINTEPE passe a ser um apêndice deste mesmo Governo. Maior do que Humberto Costa e a Dep. Cristina é a indepêndência da categoria dos docentes da rede pública estadual. Cristina representa a entidade SINTEPE aqui em Petrolina, mas não é a única, existe um colegiado e as assembléias são soberanas. Cristina pode ter lá as posições dela e do grupo dela, mas se tais posições não forem majoritárias ela tem mesmo é que se curvar e aceitar o desejo da maioria. Isso se chama democracia.

  5. CARLO disse:

    BRITO
    QUAL O GRUPO POLITICO DE PETROLINA QUE Ñ QUER MELHORIA PARA UMA CATEGORIAL QUE ATUA NO MUNICIPIO.
    A SUA COLOCAÇÃO ME PARECER QUE TEM UMA MAGOA COM ALGUEM OU ALGUN GRUPO POLITICO DE PETROLINA E OLHE QUE VC SO FALOU DO PT.

  6. Marcelo Araújo disse:

    Por tal postura, tá de parabéns a Coordenadora do SINTEPE, Cristina Costa. Está ao lado dos educadores de Pernambuco.

    PARABÉNS

  7. ricardo banana disse:

    O limite para implantação do piso não é 2010??????????? Mais para fortalecer a educação pública de qualidade temos que fazer as coisas acontecerem. Indepedente da vereadora ser da base do governo, ela está correta EM COBRAR AGILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DO PISO. O governador tem que entender se queremos uma sociedade mais justa e humana temos que aceitar os movimentos sindicais, afinal sem a trindade que é CONDIÇÕES DE TRABALHO, SALÁRIO BOM E PROFESSOR QUALIFICADO NUNCA IREMOS AVANÇAR. VALEU VEREADORA PELA SUA POSTURA E APOIO A SUA CATEGORIA.
    A IMPACIALIDADE AS VEZES NOS COLOCA EM CONDIÇÃO CONFUSA MAIS É ASSIM QUE SOU.

  8. Francisco disse:

    Depois que Mão-Santa disse lá no Piauí que 3 coisas na vida a gente só faz uma vez:” Nascer, morrer e votar no PT”, Welinghton Dias (gov. do Piauí) e Lula não haviam sido reeleitos.Portanto a frase perdeu o efeito.

  9. Renan Alencar disse:

    CRISTINA, APOIO SEU LADO SINDICALISTA! NÃO TRAIA SEUS ELEITORES!

  10. cristina joga dos dois lados disse:

    jogar dos dois lado é o que mais esse sindicato sabe fazer; principalmente cristina.

  11. VÍTOR PAULO ALVES disse:

    INFELIZMENTE O POST PARECE CRIAR UMA ALIENAÇÃO QUE NÃO EXISTE. OS INTERESSES DO SINTEPE NÃO SE CORRELACIONAM COM A BASE DE SUTENTAÇÃO DO GOVERNO CAMPOS, É PRAXI VER ESSAS CORRELAÇÕES EM OUTROS PARTIDOS QUE SEGURAMENTE USAM SINDICADOS PARA SUSTENTAR GOVERNOS. A MATURIDADE DA VEREADORA É LOUVÁVEL TAL QUAL A MATURIDADE DO GOVERNO QUE NÃO MISTURA “ALHOS COM BUGALHOS”…

  12. José Batista da Gama disse:

    Parabéns Cristina Costa. Coerência Política é isso. O discurso político, deve ser a prática do dia a dia. Você não está cometendo nenhum crime em defender o que já é determinado por Lei Nacional. (O Piso nacional do Professor) . O Governo tem mesmo é que cumprir e sair do discurso. Doa em que doer. O Papel do Vereador, do Deputado e do Senador é defender os interesses da popolução e não defender os interesses de aliados. Na hora da eleição, cada um faça por merecer o crédito do eleitor. Na hora do trabalho, cada um se mobilize para apresentar os resultados em defesa da sociedade. Meus parabéns. José Batista da Gama, Ex-Vereador de Petrolina.

  13. Jose Valter disse:

    Parabenizo Cristina Costa, pois sei que a manifestação da categoria é legitima, a greve só em último recurso e com moderação. Quanto as incompreenções de alguns assessores do Governador Eduardo Campos é bom não misturar política sindical com a administração, se assim fosse o presidente LULA teria mais legitimidade e não teria enfrentado nemhuma greve, OK!.

  14. Fernando disse:

    O SINTEPE apenas está fazendo jogo de cena. Coitado dos professores e professoras. O SINTEPE é um braço do PT. Com uma representaçao assim, quem precisa de inimigo!

  15. Daniel Torres disse:

    Cristina está fazendo perfeitamente o seu papél de lider do SINTEPE, queria ver se ela por fazer base de apoio ao Governador tomasse uma posição diferente, o que essa “direita” hipócrita iria dizer.
    SER ALIADO NÃO SIGNIFICA SER ALIENADO, Eduardo é sim e continuará sendo melhor para Pernambuco, mas isto não significa que está tudo perfeito.
    Ja houve muitos avanços neste 2 anos e meio de governo, mas é necessário avançar mais ainda para que o estado possa se recuperar de uma herança desgraçada deixada por Jarbas e seus alienados.
    Por tanto, Parabéns Cristina pela sua postura, não é atôa que vc é referência quando se trata de liderança sindicalista no Estado. Esperamos que prevaleça o bom senso neste movimento, e que todos saiam vencedores.

  16. SANDRO SANTOS disse:

    Primeiramente,não existe e nem deve existir essa de o governador ou qual quer que fosse a situação,onde grupos políticos aliados em nome da governabilidade e do andamento das coisas CERTAS,que ficou brabo pelo o fato de ter sabido que alguém destes grupos aliados está ou estará encabeçando um mivimento de classe revindicatório,peimeiro por que esse é o papel do mivimento,O SINTEPE,já foi fundado com esse propósito defender,revindicar e fazer valer os direitos da classe,principalmente os adquiridos com muita luta e grandes propósitos;Segundo o governadoer EDUARDO CAMPOS,não recebeu nosso apoio e nem se elegeu para governar da maneira que ele bem acha ou bem quer,pois se a questão do PISO DO MAGISTÉRIO É LEI,então lei é lei “PUBLICA -SE E CUMPRA – SE”,Agora se ele ainda tem um prazo pra terminar de implantar,e as condições atuais do estado ainda não favorece antecipar,tudo bem,ele como um bom estadista e gestor que calce as SANDÁLIAS DA HUMILDADE e se reuna com a representação da SOCIEDADE ORGANIZADA.
    De tal forma que não existe esse TAL DILEMA ,assim como relata o reporter ACM,de que os líderes do PT tem que resolverem com URGENCIA,temos sím! enquanto líderes cobras posturas,posições e ATITITUDES mais democráticas por parte do governador,pois temos a respopnsabilidade de quebrar esses paradigmas de que não seja mais necessário construir entendimentos através da opressão judiciária,temos que sentar e discutir na mesa olho no olho,esse sim é o papel de: CRISTINA COSTA,ISABEL CRISTINA,HUMBERTO e todos os demais líderes que tem compromisso com a governabilidade mais acima de tudo co as bases e suas classes.

  17. Maninho disse:

    Concordo que Cristina tem satisfações a dar ao governo, por compor sua base aliada, mas satisfação maior tem ela a dar para que a elegeu. entre os quais, os educadores que agora merecidamente reinvidicam melhores salários. Na dúvida, o povo é prioridade.

  18. mara disse:

    que avaliação chifrim de ACM , está acostumado com subserviência dos grupos de petrolina e acha que o PT tem que dar a benção a Eduardo, engano seu meu caro , aliado sem perder a identidade, sempre se pregou que sindicato tem que ser preservado a sua autonomia perante todo e qual quer governo seja qual for a matriz ideológica, governo passa, a categoria fica, pena que vcs não divulgam a verdade, deturpam, distorce . Parabéns Costa pelo seu papel

  19. Carlos Silva disse:

    Parabens Cristina,

    A sua postura é altamente correta, um sindicalista precisa manter e ter toda articulação política. Como politico e aliado seja a qualquer governo sim, mais nunca alienado a um grupo. Faz muito tempo que a conheço e sei que és uma pessoa batalhadora e não vai ser a condição de aliada do governo que você vai deixar de defender os seus colegas de classes indenpendente da filiação partidária.

    Mantenha essa linha e estamos a disposição para colaborar com todas as sua reividicações.

  20. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Quanta alienação política desses petistas! Quem é Cristina Costa pra levantar a voz contra Eduardo Campos. Já deve ter levado um pito do PT Estadual. É uma piada esses alienados acima acharem que há separação do SINTEPE com o PT. Por isso a vereadora tá fazendo o jogo duplo, ela não é besta de tentar colocar o sindicato contra o governo, sabe que sua vida política correria perigo. Somente os aliendados do PT acredita no contrário.

  21. Maria das Graças disse:

    Movimento sindical e base governista são coisas bem distintas, Cristina está fazendo o que é sua obrigação enquanto lider, e não poderia esperar outra coisa dela, pois quem a conhece sabe de sua coerencia e competência. Petrolia Minha Terra Meu Lugar, o grande alienado aqui é vc, pois não entende nem um pouco do que está sendo debatido aqui, apenas usa palavras raivosas pra tentar (tentar) desmerecer o fabuloso trabalho que Cristina sempre desenvolveu como lider sindical e que continuará fazendo como vereadora. Pra vc só tenho a dizer uma coisa: morra de ódio no coração!

  22. profº berg disse:

    SINTEPE Independente? gostei da piada.
    Hoje temos de pagar atestados médicos, paralisações e até capacitações, nem no governo autoritário de Jarbas isso existiu.Mudou o governo ou mudou o SINTEPE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários