Prossegue este mês em Juazeiro (BA) o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa faz parte de lei federal e busca incentivar e educar os agricultores para o cuidado com o solo fértil, contribuindo para a preservação do meio ambiente. O cronograma de devolução acontece entre 16 de agosto e 15 de outubro.
A ação começou pelo Projeto Maniçoba NH-1 na última segunda (16) estará nesta quinta-feira (19) no NH-2; Depois será a vez do Projeto Tourão (23 de agosto); Mandacaru (25 de agosto); Salitre (30 de agosto); Curaçá NH-1, NH-2, e NH-4 (13 de outubro) e NH-3 (15 de outubro), sempre em horário comercial, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está apoiando a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf) nesse trabalho.
Entrega
Para facilitar a entrega, recomenda-se a tríplice lavagem, separação de tampas coloridas das brancas e retirada dos lacres. Após a entrega dos pequenos produtores, as embalagens são levadas para uma Central de recebimento, em Petrolina, onde passam pelo processo de classificação e prensa.