O ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM) recebeu o Blog em sua residência . Sem poupar críticas à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), Dr.Osvaldo falou, entre outras coisas, sobre as obras da transposição do Rio São Francisco e suas expectativas para as eleições deste ano. Como a conversa foi longa vamos dividir a matéria e publicando por partes. Ele responde se votaria ou não em seu sobrinho Fernando Bezerra para senador, se o seu filho Guilherme será candidato e como avalia o governo Julio Lossio. Ele respondeu até mesmo como viu o episódio da Policia Federal na Prefeitura de Petrolina.
Sobre a visita da presidente Dilma nesta terça (13) no Sertão Pernambucano, para vistoriar as obras da Transposição, ele disse que a obra é um atraso e por isso recebe críticas dos sertanejos. “O presidente do Banco Mundial anunciou nessa semana que a alteração atmosférica é uma verdade e que daqui a cinco, 10 anos, já vai ser encarniçada a luta por alimentos e água. E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas na maior escassez de todas e todo mundo tem que bater palmas?”, comentou.
Segundo ele, a forma como o Governo Federal trata a região Nordeste – mais especificamente o Sertão – ainda reflete preconceito e desconhecimento da riqueza natural existente aqui.
“O canal do Sertão se assemelha ao Canal do Arizona. São 500 km pra gerar cerca de 200 mil hectares, o que equivale a 200 mil empregos. Se você somar os 600 mil empregos do Canal do Sertão – concluído por Fernando Henrique e parado por Lula e Dilma – esse canal percorreu terras irrigáveis, ensolaradas e banhadas pela água do rio São Francisco”.
E continuou:
“Você somando o que tem de emprego hoje, com o baixio do Irecê – 90 mil hectares – mais o Salitre e Santa Maria, isso daria mais de um milhão de empregos. Mas só quem sabe disso somos nós, do semiárido. A Califórnia era um semiárido, hoje é uma riqueza assim como algumas partes do México, Israel e a Espanha, que fez isso com algumas regiões. E nós, do semiárido, continuamos esperando o brilhante da Coroa Imperial para salvar a região”.
O atraso nas obras da transposição e perdas financeiras dos produtores da região são, de acordo com o Dr.Osvaldo, culpa do Governo Federal. “Os governos da União têm sido de uma indiferença enorme com o semiárido. Eles não sabem que um hectare de feijão, em 10 anos, produz 500 kg e no Sul, uns 30 mil. O prazo é o mesmo, os juros os mesmos, mas a indiferença é enorme. Precisamos reagir em relação a isso. Estive em São Paulo há pouco tempo, senti que eu deveria ter pedido um passaporte para visitar, porque parece outro país, são outras oportunidades”.
“Osvaldo Coelho comentando a visita da presidente Dilma, nesta terça (13) no Sertão Pernambucano, para vistoriar as obras da Transposição disse que a obra é um atraso e por isso recebe críticas dos sertanejos. “O presidente do Banco Mundial anunciou nessa semana que a alteração atmosférica é uma verdade e que daqui a 5 a 10 anos, já vai ser encarniçada a luta por alimentos e água. E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas na maior escassez de todas e todo mundo tem que bater palmas?”, comentou.
Carlos Britto: veja o primor da afirmação deste ex-político: ” E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas…” Como doa? O São Francisco, por acaso, é “produção” de Pernambuco? Que país é esse pernambuco, que tenta afirmar, que conhecemos? Pernambuco (com maiúscula) é BRASIL. Não somos doadores de água, SEREMOS COMPARTILHADORES DA ÁGUA SÃO FRANCISCO. E pensar que ele fez parte de Congresso Nacional Brasileiro.
E A PREFEITURA AVANÇOU EM QUE?
POLICIA FEDERAL PELA PRIMEIRA VEZ NA PREFEITURA DE PETROLINA,O QUE ELE TERIA A DIZER?
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA PETROLINA TEM UM PREFEITO CASSADO O QUE ELE TERIA A DIZER?
PODENDO HAVER SUPERFATURAMENTOS NOS SÃO JOÕES DE 2012 E 2013,O QUE ELE TERIA A DIZER?POR ENQUANTO.PORQUE SEGUNDO DIZEM TEM INVESTIGAÇÃO NO SÃO JOÃO DE 2011.
Não sei até quando essa gente de mentalidade retrógrada ainda vai merecer ser ouvida por aqui. Por favor, parem com essa mania ufanista de chamar Petrolina de “Califórnia Brasileira”. A Califórnia não começou a gerar riqueza com essa mentalidade atrasada. A Califórnia não vive só de agricultura. A Califórnia é extremamente cosmopolita, recebe gente de várias partes do mundo e dá incentivos a criação de startups de tecnologia. Enquanto isso, este Sr. fica por aí dizendo que a UNIVASF deveria dar prioridade apenas aos alunos da região, e os incentivos a implantação de empresas de outras áreas (que não dependam da agricultura) é praticamente zero.
Esse cidadão cultiva a prática do “Venha a nós…” e “…ao vosso reino” nada. Quer exclusividade nas vagas da UNIVASF e agora quer intitular Pernambuco como “doador de águas”. É mesquinho, como a maior parte da politicalha brasileira. Sugiro ao Ilmo. Sr. ex-deputado (que, por sinal, deve receber uma polpuda aposentadoria do congresso) que aproveite essas benesses para viajar mais a fim de se manter informado sobre o que acontece mundo afora. Acho que a Califórnia (USA) seria uma boa pedida.