Há um ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou as Resoluções 303 e 304 estabelecendo como obrigatório a reserva de 5% de vagas para idosos e 2% para deficientes. Desde então, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), vem orientando as pessoas com dificuldade de locomoção e maiores de 60 anos, sobre a relevância do documento.
O alerta é importante, pois a partir de 2010 quem for pego com o carro estacionado em local reservado, sem o cartão, perderá pontos na carteira, terá que pagar multa e ainda pode ter o veículo removido.
A EPTTC também ressalta que os cartões municipais emitidos anteriormente para os deficientes, não estão mais valendo e devem ser substituídos o quanto antes pelo modelo nacional. A credencial é válida em todo o país e serve para identificar as pessoas que tem direito a utilizar o local de estacionamento.
Quem ainda não realizou o cadastro, poderá fazê-lo a qualquer momento, na sede da EPTTC, de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida 7 de setembro, nº 1582, KM2. O documento é emitido na hora e permite que esses cidadãos estacionem com mais facilidade. Tanto para quem estiver na condição de motorista como da de passageiro.